quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Receitas para a ceia de Natal e Ano Novo


 - As ceia de fim de ano são tradições que dificilmente desaparecerão. Mas as variações surgem no cardápio e há muita gente que prefere encomendar os pratos a fazer em casa, fazendo surgir a chamada gastronomia em casa. Assim, sobra mais tempo para aproveitar a festa e curtir bons momentos com a família e os amigos. Como as festas já se espalharam pelo mês de dezembro e não se restringem à véspera de Natal e à noite de réveillon, os profissionais estão preparados para montar várias ceias em um único dia. De qualquer forma, o importante é não deixar as datas passarem em branco. Se preferir montar a própria ceia e fugir do tradicional, use a imaginação e a criatividade. Se a dúvida bater na hora de escolher o cardápio, algumas dicas podem facilitar a escolha e garantir o sucesso da festa. Os pratos leves e refrescantes são mais adequados ao nosso clima quente. As entradas com castanhas, queijos, embutidos e defumados são mais discretas para não tirar o brilho do jantar. Uma salada com folhas, frutas e castanhas é um começo tradicional e prático. Mas é possível inovar. "Faça uma salada de lentilhas com linguiça calabresa flambada na cachaça, pimenta dedo-de-moça, coentro e cebolinha verde. Os temperos são os principais responsáveis pelo sabor do prato", indica o chef André Barros, do restaurante Belisquê. O arroz branco também pode ser incrementado com castanhas ou com lentilhas, nesse caso na passagem do ano. Para as carnes, o melhor é ter mais de uma opção para agradar a todos os paladares. Pernil de porco ou de cordeiro, peru, chester, leitoa e lombo estão entre as preferências dos goianos. As variações vêm nos molhos, temperos e acompanhamentos. Há quem mantenha a superstição de não comer aves que "ciscam para trás" no réveillon. "E não pode faltar o bacalhau com legumes, que resgata as tradições portuguesas. No dia seguinte, use as sobras do bacalhau e prepare uma espécie de mexido", aconselha a chef Edivânia Nogueira, do restaurante Porto Cave. "Para incrementar carnes como o pernil, experimente fazer um molho agridoce com manga ou damasco", ensina a gastrônoma Gabriela Borges. Farofas completam o cardápio. "A farofa de cuscuz marroquino tem boa saída. Outra sugestão é a farofa de farinha de milho com banana da terra frita, castanha de caju e bacon", completa André Barros. A sobremesa é diversificada e pode partir das frutas da estação à tradicional rabanada, que pode ser feita de panetone. "O panetone valoriza o cardápio e pode ser renovado com recheios como queijo mascarpone", sugere o chef Frederico Calixto, do Beni Restaurante. O POPULAR convidou esses quatro chefs para preparar pratos especiais para os dias festivos. Veja as receitas e boas festas:
Chester com Pesto de Hortaliças e Limão Siciliano (Receita fornecida pelo chef André Barros)
Ingredientes: 
1 chester congelado
500 ml de vinho branco seco ou espumante
1 litro de água mineral
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de alecrim
4 folhas de louro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres de manteiga
Pesto de hortaliças e limão siciliano
2 limões sicilianos
1 xícara de azeite de oliva extravirgem
1 dente de alho grande
5 ramos de salsinha
5 ramos de coentro
5 ramos de cebolinha verde
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparar o pesto: No processador de alimento, misture o azeite ao alho picadinho, a salsinha, a cebolinha, o coentro até obter uma pasta homogênea. Em seguida misture as raspas do limão siciliano e o caldo e deixe emulsionar. Hidrate a carne da ave com o pesto.
Modo de preparar o chester
Numa panela coloque todos os ingredientes acima, exceto a manteiga. Cozinhe em fogo brando por uma hora e meia, sempre regando a ave. Depois de cozido, transfira o chester para uma assadeira grande com parte do caldo e passe a manteiga em toda a ave. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C até dourar. Hidrate a ave com o caldo a cada 10 minutos. Retire do forno, fatie o peito e finalize com o pesto de limão siciliano. Serva com arroz branco com alho frito.

%%%%%%%%%%%%%%%

Lombo ao Molho de Damasco (Receita fornecida pela chef Gabriela Borges)
Ingredientes
1 lombo de aproximadamente 1,5 kg
8 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas finamente
1 ramo de alecrim
4 pimentas-de-cheiro
1 pimenta dedo-de-moça
1 xícara de vinho branco
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de sal
Suco de 3 laranjas
300 g de bacon fatiado
2 cenouras cortadas em palito
100 g de ameixa preta sem caroço
400 g de damasco
Modo de preparar: Abra o lombo no formato de uma manta fina. Tempere o lombo com o alho, a cebola, as pimentas, o alecrim, o sal, o vinho e o leite. Deixe marinar por 24 horas. Depois disponha as fatias de bacon sobre a manta, a cenoura, as ameixas e o damasco. Enrole como se fosse um rocambole e amarre com barbante. Leve ao forno por duas horas coberto com papel alumínio. Depois retire e deixar dourar. Pique finamente o restante do damasco e leve a uma panela. Acrescente o suco de laranja. Deixe apurar por aproximadamente 10 minutos, ou até que vire um molho com consistência leve. Depois do lombo assado, acrescente meia xícara do caldo que ficar na forma ao molho de damasco, para dar mais sabor. Disponha o lombo em um refratário para servir e acrescente o molho por cima.

%%%%%%%%%%%%%%%

Torta Creme de Avelã (Receita fornecida pela chef Gabriela Borges)
Ingredientes da massa
1 pacote de bolacha tipo Maria triturada
200 g de manteiga
Ingredientes do recheio
200 g de cream cheese
1 lata de creme de leite
1 gelatina incolor
2 claras
1 colher (chá) de baunilha
1 lata de leite condensado
100 g de avelã triturada
Ingredientes da cobertura
300 g de creme de avelã
50 g de creme de leite
Ingredientes para decoração
200 g de bolacha redonda com chocolate
Raspas de chocolate
Modo de preparar: Misture a manteiga com a bolacha formando uma massa e forre o fundo de uma forma de aro removível. Deixe gelar por duas horas. Bata as claras em neve e reserve. Bata o cream cheese com o leite condensado, a baunilha, o creme de leite, a gelatina dissolvida e metade da avelã triturada. Em seguida, coloque as claras delicadamente. Arrume as bolachas nas laterais da forma com a massa gelada. Depois, acrescente o creme e deixe gelar por três horas. Retire da geladeira e cubra com a mistura do creme de avelã derretido com o creme de leite. Deixe gelar novamente por mais duas horas. Decore com raspas de chocolate e avelã triturada.
 %%%%%%%%%%%%%%%
Bacalhau da Ceia de Natal (Receita fornecida pela chef Edivânia Nogueira)
Ingredientes
500 g de bacalhau dessalgado
300 g de batatas descascadas cortadas aos gomos
Brócolis e/ou couve
2 ovos
Azeitona portuguesa
Azeite (para o molho)
Modo de preparar
Leve todos os ingredientes ao fogo em água que cubra os ingredientes, deixando o brócolis por último. Quando as batatas estiverem macias, escorra a água e prepare o molho. Frite no azeite 4 dentes de alho (sem deixá-lo dourar) e pele de 1/4 de pimenta malagueta. Acrescente uma colher de vinagre de vinho e mais azeite. Sirva logo que terminar.

%%%%%%%%%%%%%%%

Rabanadas de Natal (Receita fornecida pela chef Edivânia Nogueira)
Ingredientes
500 g de pão
300 g de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 pau de canela
Casca de limão
2 gemas de ovos
7,5 decilitros de vinho do porto tinto
250 g de mel
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Óleo para fritar
Obs: O mel poderá ser substituído por uma lata de leite condensado ou açúcar cristal
Modo de preparar: Fatie o pão (cerca de 1 cm de espessura). Leve o açúcar para cozinhar com 2 decilitros de água, com a manteiga, o pau de canela, a casca de limão e um pouco de sal. Deixe ferver por 5 minutos. Tire do fogo e introduza o pão fatiado na calda para escaldar. Escorra sobre um passador. Depois, passe as fatias pelas gemas batidas com os ovos inteiros e doure no óleo. Depois de fritar, ponha as fatias de pão numa travessa e acrescente açúcar e canela. À parte, misture o vinho com mel, canela e açúcar. Leve novamente ao fogo até ferver. Despeje sobre as rabanadas. Tenha cuidado para as fatias não partirem no momento em que são viradas. Sirva no dia seguinte.

%%%%%%%%%%%%%%%

Pernil de Cordeiro Confit (Receita fornecida pelo chef Frederico Calixto)
Ingredientes
Pernil de cordeiro de aproximadamente 2 kg
1 ramo de alecrim
120 g de salsinha
60 g de coentro
30 g de hortelã
10 g de pimenta dedo-de-moça
6 unidades de alho em dentes
1 cebola grande
2 cenouras pequenas
200 ml de vinagre de maçã
Banha para cobrir o pernil
Modo de preparar: Retire o excesso de gordura do pernil e reserve. Bata o restante no liquidificador, menos a cenoura e a banha. Faça pequenas perfurações no pernil e esfregue bem o tempero, coloque em uma assadeira com as cenouras picadas em rodela e deixe marinar por 24 horas. No dia seguinte, coloque o pernil em uma panela funda, cubra com a banha e deixe cozinhar a 90º por no mínimo 10 horas. Depois de cozido, leve ao forno para dourar. Dica de acompanhamento: farofa de castanhas feita com castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e damasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário