quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2011 está chegando. Que seja bem vindo

 
-Olá. Bom dia. Boa tarde. Boa noite a todos vocês que, desde agosto estão acessando o nosso blog http://www.jotagervasiogomes.blogspot.com/. E, é bom lembrar que, a contar de hoje, 30 de dezembro, falta um dia para o Ano Novo. Um dia para 2011. Um ano impar e, acho que, por essa causa, razão, motivo e circunstância será um ano diferente para muitas pessoas. Afinal, sempre dizemos que, quando algo ou alguém é especial ou diferente, esse algo ou alguém é ímpar, isto é, não tem parceiro, não tem companhia, é único. Enfim, é ímpar. Pensando nisso, seria bom, mas, bom mesmo que, todos nós parássemos um pouco de hoje até 6ª feira, dia 31, para refletir o que fizemos no ano de 2010 que está quase terminando. Pense nas suas ações. Pense nas pessoas que, por diversas razões você magoou e, por isso, meio que sem querer querendo, te magoaram também. Pense naquilo que você prometeu nesta mesma época de 2009 e que, por diversas razões, você não conseguiu ou talvez não quisesse por em prática. Pense também naquilo que, muita luta e sacrifício você conquistou em 2010 e que, em 2011 e, sobretudo nos próximos anos deverão ser mantidos sempre. Aconteça o que acontecer. Esteja onde você estiver. Se, por acaso, em 2010 você conquistou uma nova amizade mantenha essa amizade no novo ano. Se você conquistou um novo emprego, faça o possível e até mesmo o impossível para que, no novo ano, você permaneça neste emprego. Se, em 2010, você conquistou um novo amor, uma nova paixão e, por isso, vive por aí contente, mantenha sempre a chama desse amor, dessa paixão, acessa também em 2011, pois, isso lhe fará superar qualquer obstáculo, ok. Agora se, 2010 está acabando e, por diversas razões e, principalmente, por sua própria conta você não conquistou novas amizades, pelo contrário, afastou alguns amigos. Se, em 2010, você está embriagado, mas, não tem certeza se estará assim em 2011 e, principalmente se, no ano que se finda, a paixão e o amor que você nutria por alguém ou vice-versa, está balançado, quase caindo ou você não consegue ver a felicidade estampada na cara, denunciando a alegria e o amor em outras pessoas, aí, meu leitor, minha leitora, acho que, você deve rever, com muito cuidado, mas, muito cuidado mesmo, os seus conceito. Afinal, ano novo é sinal de vida nova. Em todos os sentidos. No pessoal e no profissional, ok? E, amanhã, falta um dia para o Ano Novo, tem mais textos sobre a importância de um novo período em nossas vidas. Até lá...

Vinho - a melhor bebida do mundo, depois da água - parte 16

Frutos do mar

Se alguém estivesse inspirado e pensasse em combinações de vinho e comida, certamente desaguaria nos frutos do mar. Temos Fortaleza, Natal, aqui mesmo no Rio, em vários bolsões litorâneos, onde as pessoas vivem uma vida gostosa e se deixam levar por ela. Mas em nenhum lugar esses produtos do oceano se mostram tão insolentes, ativos e irresistíveis como nos mares frios durante o inverno. Estive alguns dias na costa atlântica européia durante a nevasca e poucas vezes tive o gosto iodado do mar tão presente, tão invasivo quanto nessas duas últimas semanas de ostras e frutos do mar. Que pena. Esta felicidade está acabando.

Por que?

As ostras da costa atlântica francesa e britânica estão desaparecendo. Os biólogos, ostricultores, o comércio, todas as pessoas envolvidas não sabem explicar exatamente o que está acontecendo. Elas morrem à razão de 30 ou 40 por cento a cada ano. Não adiantam as soluções dos especialistas, não são salvadoras as frases dos ecologistas. E por que o seriam? Essa é uma região do conhecimento ainda não explorada. Muito se fala, pouco se estuda e ninguém esteve lá perto dos ostricultores na Bretanha, na costa bordalesa ou mesmo na península do Labrador e no litoral dos estados americanos do nordeste para saber o que está acontecendo. As ostras estão se fechando. Que não seja para sempre.

Melhores amigos

Ainda assim, com essas más notícias, os frutos do mar e os peixes são os melhores amigos do vinho. Branco, claro. A cultura dos vinhos brancos evoluiu recentemente, com as técnicas de pesca modernas e o acesso de grades aos consumidores aos produtos do mar. Ninguém dava bola para um vinho branco antigamente - quero dizer, há pouco mais de 20 anos - se o peixe servido era uma pasta oxidada e de mau cheiro. Não adiantam as qualidades de um meursault, de um chabils, de um riesling alemão diante da mediocridade dos produtos do mar mal colhidos e mal servidos. Para o vinho, nada melhor que um bom peixe. Nada pior, também, se o pescado for mau.

Rieslings e arintos

Insisto nas descobertas de uvas nativas brancas, por que de repente os portugueses e os italianos se atiraram para cima delas, querendo cantar-lhes as virtudes. De fato são capazes de dar vinhos frescos e excelentes escoteiros para belos pratos de pescado. Mas é preciso saber fazer. Muitos produtores me dizem que fazer um bom vinho branco é bem mais complicado do que fazer um bom vinho tinto. Na Borgonha, a arte do vinho branco afasta os iniciantes. São as famílias tradicionais que se arriscam, por que podem perder os primeiros nãos, a produzir os brancos. Os alemães e agora os italianos sabem disso. Nenhum aventureiro se lança ao barco assim sem mais nem menos.

Quais deles?

E depois de tanto falar em frutos do mar e vinhos brancos, quais deles recomendar aqui ao nosso estreito mercado de vinhos de qualidade? Eu arriscaria sempre os rieslings alemães de Donnhoff, de Burklin Wolf, de Robert Weil, os austríacos de Bruindlmeier e de Prager - este um campeão difícil de bater. Mas há surpresas. Vinhos da uva garganega da região de Soave, na Itália, da uva arinto do Tejo e das Beiras e, sobretudo, da sauvignon blanc, tão massacrada pela mediocridade da Nova Zelândia e que agora os produtores de Sancerre na França tentam recuperar. Enfim, um mundo que se reabre.

Vinho - a melhor bebida do mundo depois da água - parte 15

Expansão e retração

O mercado do vinho segue opaco, insensível às vezes, obedecendo a leis que desafiam os economistas, e muito mais os amadores de vinho. Como entender que um tinto da Ribera del Duero, região espanhola que nos últimos 20 anos teve grande desenvolvimento, custe mais que um vinho feito há quatro séculos no Vale do Loire, interior da França. De acordo com as tradições? Pois assim é. Um Arxzuaga tinto que tomei esta semana, riberano como os demais grandes marqueses espanhóis, era de 2005, tinha um traço de presuntos e cgharcuteruia, uma rolha e uma garrafa espessas e custava muito. Um tinto simples Argiolas, da Sardenha, de dois anos de idade, causou uma impressão bem mais forte...

Nuvens na foz

O muscadet, quem diria, está passando por maus momentos. Um branco simples da foz do rio Loire, que tem muito mais de mar e de marinheiro do que os demais vinhos franceses, talvez o único do país que realmente se case com as ostras e os frutos do mar, está agora atravessando uma crise de identidade - que se traduz numa crise financeira grave. Um terço dos produtores está na iminência de fechar o negócio - cerca de 60 vinicultores e mais de 100 talvez tenham que renegociar as dívidas nos próximos meses. Justamente o muscadet, o menos caro dos vinhos franceses, herói de tantos filmes de gente simples que parava no meio da rua para tomar um copo de vinho.

Alemães preocupados

Depois de uma série de anos espetaculares no Reno e nas demais regiões vinícolas, os produtores alemães tiveram em 2010 dois instantes de amargor. Foi a menor safra em volume em 25 anos, em algumas áreas como o paltinado e o Theinessen a produção caiu mais de 20%. O que significa certamente menos uvas para a produção do vinho mais caro deles, o eiswein, o vinho locoros que atinge preços incríveis - alguns inclusive só são vendidos em leilões apenas, estão fora do comércio. Mas os alemães já conheceram crises antes. A do vinho da garrafa azul e do liebfraumilch até hoje os machuca, e como...

Carta aos ex-fãs

Uma carta de leitor da revista Decanter traduz o sentimento de milhares de apreciadores de vinho mundo afora que se viram de repente expulsos do mercado de tintos franceses de Bordeuax, simplesmente por que o preço dessas commodities ficou inalcançável para pessoas comuns. Diz o leitor: "Cansei se gostar de uma região que não gosta de mim. Bordeaux foi em frente, para a China e quem sabe para mais longe, por que eu também não vou?" Exato. Há alguns anos minha pequena confraria no Rio de Janeiro decidiu buscar opções - e as encontramos, com felicidade, na Itália, na Áustria, em Portugal e na própria França, que também não gosta de Bordeaux.

Vinhos de festa 1

Vinhos para o fim de ano? Lembro-me dos grandes champanhes, e só eles merecem atenção à mesa. Começo por Pol Roger Cuvée Sir Winston Chruchill de anos anteriores a 2008 e se não houver, que seja uma garrafa de Bollinger La Grande Année igualmente safrada, digamos de 95 ou 96 ou de ano anterior. Fora desses famosos, eu procuraria os artesanais, Larmandier-Bernier em primeiro lugar, seguido de Egly-Ouriet. No Brasil já temos o Barnaut, importado pela Decanter de Santa Catarina, mas ainda estamos à espera de Richard Cheurlin e Henri Giraud, nomes por enquanto ainda estranhos.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Em 2011 mais EXAGERADO do que nunca

 - É o seguinte, 2010 está acabando mas, mesmo assim, em 2011, eu continuarei sendo Exagerado, afinal, você é o amor da minha vida, daqui até a eternidade; Nossos destinos foram traçados na maternidade; Paixão cruel desenfreada, te trago mil rosas roubadas pra desculpar minhas mentiras, minhas mancadas; EXAGERADO!!! Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado e adoro um amor inventado. Fique sabendo que, eu nunca mais vou respirar, se você não me notar. E, eu posso até morrer de fome se você não me amar. E, fique sabendo que, por você eu largo tudo, vou até mendigar, roubar, matar e, até nas coisas mais banais prá mim é tudo ou nunca mais. EXAGERADO!!! Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado e adoro um amor inventado... EXAGERADO!!! Jogado aos teus pés, com mil rosas roubadas... EXAGERADO!!!  EU ADORO UM AMOR INVENTADO...

DC Universe Online: Escolha entre super-herói ou vilão!

Maurício Huffel Para o TechTudo
DC Universe Online é um jogo MMORPG (RPG Online Multiplayer em Massa) que traz à vida o universo dos quadrinhos de uma das mais famosas de marcas do gênero – DC Comics – permitindo que os jogadores criem seus próprios super-heróis ou vilões e juntem forças com seus personagens favoritos, como Superman, Batman ou Coringa para ajudar na defesa ou destruição do planeta.
BatmanBatman - DC Universe Online (Foto: Divulgação)
Em sua história, Lex Luthor viajou de volta no tempo com a notícia de um futuro sombrio. Enquanto os heróis e vilões passaram anos lutando entre si, o vilão Brainiac foi aumentando seus poderes para ter força suficiente e voltar ao planeta Terra para destruir a humanidade. Na tentativa de mudar o futuro, Lex voltou para detonar um dispositivo que concede super poderes a milhares de cidadãos a cada dia, e assim dar à humanidade uma chance de lutar contra o mal. Neste jogo será possível optar entre o bem e o mal, logo no início. Ao criar seu personagem, suas habilidades, aparência e até mesmo de qual lado está lutando – super-heróis ou vilões – esta escolha poderá ser feita. Graficamente, DC Universe Online  não apresenta uma qualidade destacável entre os jogos do gênero – contudo, sua produtora aposta em sua proposta que, pela primeira vez, traz estas opções aos fãs do mundo DC. Focado totalmente na sua experiência multiplayer, DC Universe oferece muita energia, modos de combate e física inigualáveis, trazendo poderes extraordinários para todos os adeptos do jogo. Quem nunca teve vontade de ter à disposição os poderes dos principais super-heróis ou vilões preferidos?
Coringa - DC Universe OnlineCoringa - DC Universe Online (Foto: Divulgação)
Apostando nesta questão, a Sony lança seu primeiro jogo com um serviço mensal pago – com o valor de US$14,99 por mês como assinatura, além dos US$59,99 do disco para o Playstation 3 e US$49,99 para o PC. A fim de testar seu modo online, capacidade e até mesmo erros diversos que pudessem aparecer no jogo, foi lançada uma versão BETA do jogo na Playstation Network – a rede online do Playstation 3. Por meio deste programa de teste, a produtora pôde receber valiosas contribuições dos jogadores, que permitiram realizar os últimos retoques no jogo, garantindo uma experiência divertida e emocionante para seu lançamento. Um fato curioso é que, atualmente, cerca de 60% dos jogadores escolhem os super-heróis na luta contra o mal, segundo Chris Cao – diretor do jogo. Para o desenvolvimento de DC Universe Online, a produção contou com a participação de escritores famosos como Marv Wolfman, criador do personagem Cyborg e Geoff Johns, escritor de Batman e criador de personagens como Lanterna Verde e Flash. O jogo DC Universe Online tem data de lançamento confirmada para 11 de janeiro, com versões para PC e Playstation 3.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Afirmações positivas para 2011


Afirmações positivas para 2011
As afirmações positivas podem operar mudanças maravilhosas em sua vida neste novo ano. Para isso, certifique-se de que você realmente acredita que merece essas transformações e entenda que escrever ou dizer repetidas vezes algumas frases não basta para que elas funcionem. É preciso conscientizar-se de que você, somente você, tem poder sobre sua vida a ponto de fazê-la mudar para melhor. Uma forma eficiente de manter suas afirmações sempre em dia é anotando-as num caderno ou mesmo em cartões que devem ser deixados sempre à vista, para que você os leia em voz alta. Lembre-se de manter suas afirmações no tempo presente, como se os seus desejos já estivessem acontecendo. Essa postura já modifica o seu pensamento e até mesmo o seu entendimento daquilo que tanto almeja, trazendo para a realidade do aqui e agora. Diante de pensamentos negativos ou certa relutância em conseguir afirmar as positividades, pare e repense suas razões: você realmente acredita que não pode conseguir melhorias em sua vida íntima? Ou então no trabalho, na convivência familiar? Entenda que pode ser difícil mudar um padrão de pensamento, mas as transformações positivas devem vir exclusivamente de você. Essas "palavras mágicas" precisam ser exercitadas até você entender o mecanismo das afirmações, que surte efeito gradativo. Faça com que elas participem do seu cotidiano e experimente aplicá-las em diversos setores da vida, como na sua autoestima, no trabalho ou no amor. As mudanças poderão ser surpreendentes. Comece escrevendo ou falando "Em 2011", seguido das frases que você considera mais urgentes. Outra possibilidade é criar as suas próprias afirmações. Siga o modelo e respeite o tempo verbal para que elas provoquem mudanças no tempo adequado. Se você afirmar "No futuro eu serei rico(a)", a frase é apenas uma hipótese, um acontecimento que pode virar realidade no futuro, não agora. Por outro lado, a frase "Eu sou rico(a) hoje e sempre" mostra que sua postura mental está relacionada com a ideia de riqueza, no momento em que profere ou escreve essa afirmação. São as pequenas regras que garantem o seu sucesso. Anote suas afirmações e deixe-as sempre perto de você. A frequência com que as repete é que lhe farão perceber as transformações. Muito sucesso e um feliz 2011!

Amor
O amor faz milagres em minha vida
Sou verdadeiramente feliz ao lado da pessoa que amo
Meu coração irradia amor e paz
Eu me sinto amado(a) e protegido(a) a cada minuto
Eu atraio cada vez mais felicidade e amor
A minha vida amorosa é verdadeira e inabalável
É seguro demonstrar e receber amor todos os dias

Autoestima
Todos os meus desejos se realizam
Tenho todas as condições para demonstrar que sou feliz
Minha rotina é sempre próspera
É maravilhoso ser quem sou
Aproveito cada minuto com alegria e sabedoria
Consigo realizar tudo o que desejo
Eu me amo de verdade
Tenho o poder de realizar os meus desejos
Meu corpo se torna cada vez mais saudável
Eu agradeço por receber tantas maravilhas diariamente

Trabalho e dinheiro
O meu trabalho é o melhor trabalho do mundo
O dinheiro que gasto retorna em maior quantia
A serenidade toma conta das minhas tarefas
O sucesso financeiro é uma realidade para mim
A sabedoria toma conta dos meus negócios
Sou criativo e poderoso em tudo o que faço
Eu mereço e conquisto sucesso profissional
Eu sou a criatividade em pessoa
A minha relação com o dinheiro é saudável
Conquisto cada vez mais a pessoa que amo

Família e amigos
Eu atraio pessoas alegres e verdadeiras
Minha família é sempre unida e presente
Tenho pessoas maravilhosas ao meu redor
Conquisto amizades autênticas com facilidade
As pessoas que eu amo estão sempre perto de mim
Meus amigos são verdadeiros anjos em minha vida
Eu sou extremamente amigo(a) e sou reconhecido(a) por isso.

Menino faz sucesso na web após se irritar ao ganhar livros de presente

 - O menino Michael Helms, que virou sensação na internet no ano passado (assista) depois que ficou com raiva ao descobrir que havia recebido livros de presente de Natal, em vez de brinquedos, voltou a deixar sua mãe constrangida durante entrevista à emissora de TV "NBC", segundo reportagem deste domingo (26) do jornal inglês "Daily Mail". Durante a entrevista ao programa "Today Show", Michael fez caretas inusitadas, enquanto sua mãe, Antoinette, tentava insistir que ele era uma criança "disciplinada".
Michael Helms ficou com raiva ao receber livros de presente.Michael Helms ficou com raiva ao receber livros de presente. (Foto: Reprodução)
Menino fez caretas e deixou mãe constrangida.Menino fez caretas e voltou a deixar sua mãe constrangida. (Foto: Reproduçã/NBC)

Cada um tem o congestionamento que merece

-Cena ocorreu na cidade de Juba.


A passagem de uma manada de bovinos provocou congestionamento em uma rua da cidade de Juba, no Sudão. O flagra foi feito neste domingo (26) pelo fotógrafo Goran Tomasevic. 
A passagem de uma manada de bovinos provocou congestionamento em uma rua da cidade de Juba, no Sudão. O flagra foi feito neste domingo (26) pelo fotógrafo Goran Tomasevic. (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)
Motociclista dá passagem para animais em cidade do Sudão.Motociclista dá passagem para animais em cidade do Sudão. (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)

sábado, 25 de dezembro de 2010

Velório da ceia: saiba o que fazer com o que sobrou do jantar de Natal




Velório da ceia: saiba o que fazer com o que sobrou do jantar natalino

 - Depois de uma ceia farta, cheia de pratos deliciosos, sempre vem aquela pergunta: o que fazer com as sobras?  Jogar fora nem pensar. Que tal então adaptar os quitutes natalinos para o almoço ou jantar do dia seguinte? Confira as dicas da banqueteira Carla Elage, do buffet Brilat Gourmet e veja como isso é possível. “Como nenhuma das carnes tradicionalmente consumidas na ceia é crua, tudo o que foi servido pode ser reutilizado se armazenado adequadamente”, considera Carla. E para começar, a profissional sugere transformar as carnes de peru, chester ou pernil em tortas. Além disso, o bacalhau também pode virar uma brandade. “Já com o tender, dá para fazer um delicioso sanduíche com pão francês bem fresquinho”, revela. Outra opção é cortar as carnes e juntá-las com o que sobrou do arroz. Antes de começar a misturar as sobras, é importante saber como armazenar os alimentos de forma adequada. A banqueteira diz que eles podem ser mantidos na travessa de serviço ou serem colocados em outro recipiente. “Sempre lembrando de fechar com tampa ou filme plástico e refrigerar”, alerta. No caso das frutas frescas ou em caldas, a recomendação é colocá-las em uma embalagem separada e guardar apenas até o dia seguinte. "Elas podem azedar", ressalta Carla. Aproveite as dicas e bom apetite! Acrescentando alguns legumes picadinhos, pode-se ter um saboroso arroz de forno. “Lembre de gratinar com queijo parmesão”, destaca a profissional, assim, além de gostoso, o prato ainda fica muito mais bonito.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Receitas para a ceia de Natal e Ano Novo


 - As ceia de fim de ano são tradições que dificilmente desaparecerão. Mas as variações surgem no cardápio e há muita gente que prefere encomendar os pratos a fazer em casa, fazendo surgir a chamada gastronomia em casa. Assim, sobra mais tempo para aproveitar a festa e curtir bons momentos com a família e os amigos. Como as festas já se espalharam pelo mês de dezembro e não se restringem à véspera de Natal e à noite de réveillon, os profissionais estão preparados para montar várias ceias em um único dia. De qualquer forma, o importante é não deixar as datas passarem em branco. Se preferir montar a própria ceia e fugir do tradicional, use a imaginação e a criatividade. Se a dúvida bater na hora de escolher o cardápio, algumas dicas podem facilitar a escolha e garantir o sucesso da festa. Os pratos leves e refrescantes são mais adequados ao nosso clima quente. As entradas com castanhas, queijos, embutidos e defumados são mais discretas para não tirar o brilho do jantar. Uma salada com folhas, frutas e castanhas é um começo tradicional e prático. Mas é possível inovar. "Faça uma salada de lentilhas com linguiça calabresa flambada na cachaça, pimenta dedo-de-moça, coentro e cebolinha verde. Os temperos são os principais responsáveis pelo sabor do prato", indica o chef André Barros, do restaurante Belisquê. O arroz branco também pode ser incrementado com castanhas ou com lentilhas, nesse caso na passagem do ano. Para as carnes, o melhor é ter mais de uma opção para agradar a todos os paladares. Pernil de porco ou de cordeiro, peru, chester, leitoa e lombo estão entre as preferências dos goianos. As variações vêm nos molhos, temperos e acompanhamentos. Há quem mantenha a superstição de não comer aves que "ciscam para trás" no réveillon. "E não pode faltar o bacalhau com legumes, que resgata as tradições portuguesas. No dia seguinte, use as sobras do bacalhau e prepare uma espécie de mexido", aconselha a chef Edivânia Nogueira, do restaurante Porto Cave. "Para incrementar carnes como o pernil, experimente fazer um molho agridoce com manga ou damasco", ensina a gastrônoma Gabriela Borges. Farofas completam o cardápio. "A farofa de cuscuz marroquino tem boa saída. Outra sugestão é a farofa de farinha de milho com banana da terra frita, castanha de caju e bacon", completa André Barros. A sobremesa é diversificada e pode partir das frutas da estação à tradicional rabanada, que pode ser feita de panetone. "O panetone valoriza o cardápio e pode ser renovado com recheios como queijo mascarpone", sugere o chef Frederico Calixto, do Beni Restaurante. O POPULAR convidou esses quatro chefs para preparar pratos especiais para os dias festivos. Veja as receitas e boas festas:
Chester com Pesto de Hortaliças e Limão Siciliano (Receita fornecida pelo chef André Barros)
Ingredientes: 
1 chester congelado
500 ml de vinho branco seco ou espumante
1 litro de água mineral
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de alecrim
4 folhas de louro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres de manteiga
Pesto de hortaliças e limão siciliano
2 limões sicilianos
1 xícara de azeite de oliva extravirgem
1 dente de alho grande
5 ramos de salsinha
5 ramos de coentro
5 ramos de cebolinha verde
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparar o pesto: No processador de alimento, misture o azeite ao alho picadinho, a salsinha, a cebolinha, o coentro até obter uma pasta homogênea. Em seguida misture as raspas do limão siciliano e o caldo e deixe emulsionar. Hidrate a carne da ave com o pesto.
Modo de preparar o chester
Numa panela coloque todos os ingredientes acima, exceto a manteiga. Cozinhe em fogo brando por uma hora e meia, sempre regando a ave. Depois de cozido, transfira o chester para uma assadeira grande com parte do caldo e passe a manteiga em toda a ave. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C até dourar. Hidrate a ave com o caldo a cada 10 minutos. Retire do forno, fatie o peito e finalize com o pesto de limão siciliano. Serva com arroz branco com alho frito.

%%%%%%%%%%%%%%%

Lombo ao Molho de Damasco (Receita fornecida pela chef Gabriela Borges)
Ingredientes
1 lombo de aproximadamente 1,5 kg
8 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas finamente
1 ramo de alecrim
4 pimentas-de-cheiro
1 pimenta dedo-de-moça
1 xícara de vinho branco
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de sal
Suco de 3 laranjas
300 g de bacon fatiado
2 cenouras cortadas em palito
100 g de ameixa preta sem caroço
400 g de damasco
Modo de preparar: Abra o lombo no formato de uma manta fina. Tempere o lombo com o alho, a cebola, as pimentas, o alecrim, o sal, o vinho e o leite. Deixe marinar por 24 horas. Depois disponha as fatias de bacon sobre a manta, a cenoura, as ameixas e o damasco. Enrole como se fosse um rocambole e amarre com barbante. Leve ao forno por duas horas coberto com papel alumínio. Depois retire e deixar dourar. Pique finamente o restante do damasco e leve a uma panela. Acrescente o suco de laranja. Deixe apurar por aproximadamente 10 minutos, ou até que vire um molho com consistência leve. Depois do lombo assado, acrescente meia xícara do caldo que ficar na forma ao molho de damasco, para dar mais sabor. Disponha o lombo em um refratário para servir e acrescente o molho por cima.

%%%%%%%%%%%%%%%

Torta Creme de Avelã (Receita fornecida pela chef Gabriela Borges)
Ingredientes da massa
1 pacote de bolacha tipo Maria triturada
200 g de manteiga
Ingredientes do recheio
200 g de cream cheese
1 lata de creme de leite
1 gelatina incolor
2 claras
1 colher (chá) de baunilha
1 lata de leite condensado
100 g de avelã triturada
Ingredientes da cobertura
300 g de creme de avelã
50 g de creme de leite
Ingredientes para decoração
200 g de bolacha redonda com chocolate
Raspas de chocolate
Modo de preparar: Misture a manteiga com a bolacha formando uma massa e forre o fundo de uma forma de aro removível. Deixe gelar por duas horas. Bata as claras em neve e reserve. Bata o cream cheese com o leite condensado, a baunilha, o creme de leite, a gelatina dissolvida e metade da avelã triturada. Em seguida, coloque as claras delicadamente. Arrume as bolachas nas laterais da forma com a massa gelada. Depois, acrescente o creme e deixe gelar por três horas. Retire da geladeira e cubra com a mistura do creme de avelã derretido com o creme de leite. Deixe gelar novamente por mais duas horas. Decore com raspas de chocolate e avelã triturada.
 %%%%%%%%%%%%%%%
Bacalhau da Ceia de Natal (Receita fornecida pela chef Edivânia Nogueira)
Ingredientes
500 g de bacalhau dessalgado
300 g de batatas descascadas cortadas aos gomos
Brócolis e/ou couve
2 ovos
Azeitona portuguesa
Azeite (para o molho)
Modo de preparar
Leve todos os ingredientes ao fogo em água que cubra os ingredientes, deixando o brócolis por último. Quando as batatas estiverem macias, escorra a água e prepare o molho. Frite no azeite 4 dentes de alho (sem deixá-lo dourar) e pele de 1/4 de pimenta malagueta. Acrescente uma colher de vinagre de vinho e mais azeite. Sirva logo que terminar.

%%%%%%%%%%%%%%%

Rabanadas de Natal (Receita fornecida pela chef Edivânia Nogueira)
Ingredientes
500 g de pão
300 g de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 pau de canela
Casca de limão
2 gemas de ovos
7,5 decilitros de vinho do porto tinto
250 g de mel
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Óleo para fritar
Obs: O mel poderá ser substituído por uma lata de leite condensado ou açúcar cristal
Modo de preparar: Fatie o pão (cerca de 1 cm de espessura). Leve o açúcar para cozinhar com 2 decilitros de água, com a manteiga, o pau de canela, a casca de limão e um pouco de sal. Deixe ferver por 5 minutos. Tire do fogo e introduza o pão fatiado na calda para escaldar. Escorra sobre um passador. Depois, passe as fatias pelas gemas batidas com os ovos inteiros e doure no óleo. Depois de fritar, ponha as fatias de pão numa travessa e acrescente açúcar e canela. À parte, misture o vinho com mel, canela e açúcar. Leve novamente ao fogo até ferver. Despeje sobre as rabanadas. Tenha cuidado para as fatias não partirem no momento em que são viradas. Sirva no dia seguinte.

%%%%%%%%%%%%%%%

Pernil de Cordeiro Confit (Receita fornecida pelo chef Frederico Calixto)
Ingredientes
Pernil de cordeiro de aproximadamente 2 kg
1 ramo de alecrim
120 g de salsinha
60 g de coentro
30 g de hortelã
10 g de pimenta dedo-de-moça
6 unidades de alho em dentes
1 cebola grande
2 cenouras pequenas
200 ml de vinagre de maçã
Banha para cobrir o pernil
Modo de preparar: Retire o excesso de gordura do pernil e reserve. Bata o restante no liquidificador, menos a cenoura e a banha. Faça pequenas perfurações no pernil e esfregue bem o tempero, coloque em uma assadeira com as cenouras picadas em rodela e deixe marinar por 24 horas. No dia seguinte, coloque o pernil em uma panela funda, cubra com a banha e deixe cozinhar a 90º por no mínimo 10 horas. Depois de cozido, leve ao forno para dourar. Dica de acompanhamento: farofa de castanhas feita com castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e damasco.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Coisas boas da vida

 - Faltam poucos dias para terminar 2010 e se, este ano você não conquistou tudo aquilo que havia planejado, pense bem. Talvez, você tenha consigo algo sim. Veja bem:  algo acontgeceu e fez você se apaixonar. Rir até sentir o rosto doer. Um banho quente. Um supermercado sem filas. Um olhar especial. Receber cartas. Dirigir numa estrada bonita. Escutar sua música preferida no rádio.
Um banho de espuma. Uma boa conversa. A praia. Achar uma nota de R$50 na sua blusa do inverno passado. Rir de você mesmo.  Rir sem absolutamente razão nenhuma. Ter alguém pra te dizer que você é bonito (a). Rir por alguma coisa que você lembrou. Os amigos.
Ouvir acidentalmente alguém falar bem de você. Acordar e perceber que ainda faltam algumas horas para dormir. Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos.
Conversas à noite com seu colega de quarto que não te deixa dormir. Alguém brincar com o seu cabelo. Bons sonhos. Viagens com os amigos.
Dançar. Beijar na boca. Ir a um bom show. Ter calafrios ao ver aquela pessoa. Ganhar um jogo difícil. Passar o tempo com os amigos. Ver os amigos sorrir ou rir. Segurar as mãos de um amigo.
Encontrar com um velho amigo e descobrir que tem coisas que nunca mudam. Descobrir que o amor é eterno e incondicional. Abraçar a pessoa que você ama. Ver a expressão de alguém que ganhou um presente que queria muito de você. Ver o nascer do sol. Levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia!
Sorriam e aproveitem as coisas boas da vida!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os melhores países para encontrar emprego em 2011


 - Pensando em evoluir na carreira em 2011? Talvez adquirir experiência no exterior? Pois saiba onde procurar emprego. Pesquisa da consultoria de recursos humanos Manpower, divulgada pela revista americana Forbes, mostra quais são os países que oferecerão mais oportunidades no primeiro trimestre de 2011. A empresa entrevistou 64 mil profissionais de RH ao redor do mundo. Para fazer o levantamento, a Manpower desenvolveu um índice, batizado de “perspectiva de contratações líquidas”. Ele é calculado subtraindo-se o percentual de empresas que espera demitir do percentual de empregadores pesquisados que afirmaram que pretendem contratar no período. Na liderança, aparece a Índia, com 42%, seguida pela China, com 40%, e Taiwan, com 27%. Apesar de a maioria das vagas serem destinadas a empregos de baixa remuneração, há muitas oportunidades para profissionais qualificados, especialmente nas áreas de TI e engenharia, aponta a pesquisa. Engenheiros das áreas de gás e petróleo, por exemplo, estão sendo muito demandados. Para quem não quer mudar de país, uma boa notícia: o Brasil aparece em quarto no ranking. Economia em ascensão, Olimpíada e Copa do Mundo à frente, e o início da exploração do pré-sal abrirão muitos postos de trabalho. Aqui ou do outro lado do mundo, que 2011 seja um ano de sucesso.
1. Índia - 42%
2. China - 40%
3. Taiwan - 37%
4. Brasil - 36%
5. Turquia - 27%
6. Cingapura - 26%
7. Peru - 22%
8. Hong Kong - 21% (empate)
8. Austrália - 21% (empate)
9. Costa Rica - 19%
10. Argentina - 18%

Especialistas apontam áreas de trabalho mais promissoras em 2011


  - O ano de 2011 deverá ser mais promissor para setores ligados diretamente ao desenvolvimento do país, segundo especialistas em mercado de trabalho ouvidos pelo G1. O bom desempenho da economia brasileira aumenta a demanda por mão de obra qualificada para áreas como infraestrutura, energia, telecomunicações, tecnologia e óleo e gás.
Além dos segmentos diretamente relacionados ao crescimento econômico, os especialistas lembram também a tendência de forte alta na área de bem estar social, o que envolve desde sustentabilidade e meio ambiente até saúde e estética.
ÁREAS PROMISSORAS PARA 2011
Área comercial e internet
Área comercial e internet
“A área sofreu muito na crise econômica, já que muitas empresas cortaram os profissionais porque as vendas diminuíram”, diz Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br. De acordo com o especialista, com o crescimento econômico, as empresas voltam a precisar desses profissionais. Para Alexia Franco, líder da operação da Hays no Rio de Janeiro, empresa da área de recrutamento, o segmento de vendas pela internet deve se destacar pelo crescimento das operações. “São necessários profissionais que saibam atuar no desenvolvimento de parcerias de negócios na internet, com expertise na área”, afirma.

Tecnologia da Informação
Tecnologia da Informação (TI) e comunicação
Os perfis dos profissionais do setor estão cada vez mais complexos e as empresas precisam de pessoal com qualificações e conhecimentos em plataformas específicas. Além disso, a previsão é que os investimentos em redes sociais continuem a crescer, o que demanda especialistas na área, segundo Selma Morandi, diretora do Grupo Foco, empresa do setor de recursos humanos. “Tudo o que se fala em termos de desenvolvimento impacta na área de tecnologia”, lembra Alexia Franco, líder da operação da Hays. Para o diretor de graduação do Centro Universitário Senac, Eduardo Ehlers, a área de TI cada vez mais se aproxima da comunicação. “Há um crescimento no setor de produção multimídia como um todo”, afirma. Ele destaca, ainda, o segmento de jogos digitais.

Telecomunicações
Telecomunicações
O setor de telecomunicações necessita cada vez mais de especialistas em tecnologias como transferências de dados, 3G e Rede IP, cabos, entre outras, diz Alexia Franco, da Hays. Quanto mais cresce o número de usuários de celulares, por exemplo, aumenta a demanda nas redes de telecomunicações e de telefonia celular. “É preciso de profissionais como engenheiros e analistas de telecomunicações para a elaboração de projetos e até mesmo monitoramento e atuação nessas redes", aponta o consultor da Alliance Coaching, Silvio Celestino.

Varejo e consumo
Varejo e consumo
O crescimento econômico estimula a contratação de profissionais em diversas áreas do varejo, como alimentos, bebidas, cosméticos, roupas e supermercados, entre outros. A demanda é por trabalhadores de vários níveis, desde iniciantes a diretores, diz Selma Morandi, diretora do Grupo Foco. “O setor não caiu durante a crise, mas há uma nova demanda em função do aumento do nível da renda”, diz Alexia Franco, líder da operação da Hays. O crescimento no setor gera, ainda, investimentos em campanhas de publicidade e até em novos empreendimentos

Sustentabilidade
Sustentabilidade, meio ambiente e saúde
Para Selma Morandi, diretora do Grupo Foco, as empresas devem investir cada vez mais em profissionais voltados às áreas ambiental e de sustentabilidade. Nesse caso, a necessidade é por profissionais que acompanham e tenham experiência e especializações no setor. Para o diretor de graduação do Centro Universitário Senac, Eduardo Ehlers, há uma crescente busca pelo bem-estar individual e coletivo. “Cada vez se fala mais sobre ambiente e vida saudável”, disse. Ehlers prevê crescimento também em áreas como estética, turismo e hospitalidade, relacionadas ao bem-estar.

Energia
Energia
Eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além de empresas de fora que pretendem investir no Brasil, demandam profissionais do setor de energia, destaca Selma Morandi, diretora do Grupo Foco. Mas é difícil preencher as vagas. “Falta qualificação nessa área. Os engenheiros ou migraram de área ou foram para o exterior”, diz ela. Alexia Franco, líder da operação da Hays no Rio de Janeiro, lembra, ainda, que o crescimento do pais depende do setor da energia, o que torna o setor permanentemente promissor.

Construção Civil
Construção civil
O setor também deverá se beneficiar com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, diz Selma Morandi, diretora do Grupo Foco. Além de programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, e o crescimento do setor imobiliário no país aumentam a procura por profissionais especializados. “Falta desde mão de obra básica até analistas financeiros voltados à área da construção”, diz o consultor da Alliance Coaching, Silvio Celestino. De acordo com o especialista, todos os setores que estão em volta sentem o reflexo, como materiais de construção, imobiliárias e design de interiores.

Óleo e gás
Óleo e gás
Descobertas de reservas de petróleo no país aquecem o setor e atraem investimentos, diz Alexia Franco, líder da operação da Hays no Rio de Janeiro. “Há empresas que antes tinham apenas representações e agora já querem ter as próprias estruturas no Brasil”, diz. Além disso, o setor de extração de minérios também está aquecido, diz Selma Morandi, do Grupo Foco

Infraestrutura
Infraestrutura e transporteAssim como nos setores da energia e da construção civil, eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também demandam profissionais voltados para infraestrutura. “Até mesmo a área de shoppings centers e estruturas comerciais precisam de especialistas”, afirma Alexia Franco, líder da operação da Hays. O consultor da Alliance Coaching, Silvio Celestino, lembra que o setor de transporte aéreo também deverá se beneficiar.
Farmácia
Setor farmacêutico
De acordo com Alexia Franco, da Hays, laboratórios do exterior buscam trazer investimentos para o Brasil, o que demanda profissionais técnicos e com atuação científica. Segundo ela, a pesquisa e o desenvolvimento, que sempre foram feitos lá fora, pode passam a acontecer no país.

Contábil, fiscal e financeiro
Setor contábil, fiscal e financeiro
Por conta do aquecimento da economia, a demanda por profissionais nas áreas contábil, fiscal e financeira é crescente, diz Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br. O setor de fundos de investimentos também está em crescimento, aponta Alexia Franco, da Hays. “Há muitos investidores estrangeiros querendo aplicar em fundos de investimentos no Brasil em função do alto retorno”, afirma. Para o consultor da Alliance Coaching, Silvio Celestino, a demanda por profissionais da área de investimentos será ainda maior se a taxa de juros brasileira continuar a cair. “Passa a ficar desinteressante aplicar na poupança e cresce a demanda por analistas financeiros.”

RH
Recursos humanos
O aquecimento do mercado de trabalho faz com que as empresas busquem profissionais de recursos humanos qualificados para atuar em áreas como as de desenvolvimento, capacitação, treinamento, gestão e  retenção. “Durante a crise, o profissional de RH ficou um pouco esquecido”, diz Alexia Franco, da Hays. Para o consultor da Alliance Coaching, Silvio Celestino, há demanda também por profissionais que saibam treinar líderes com origem técnica. “Quando você tem um líder que não foi preparado, ele pode provocar situações constrangedoras com o profissional."

Seguros e Segurança
Seguros e segurança
Algumas áreas são favorecidas por disfuncionalidades do Brasil, lembra o consultor da Alliance Coaching, Silvio Celestino, que cita o setor de segurança como em crescimento. Ele lembra, ainda, que o bom desempenho da economia e o aumento da renda fazem com que uma nova camada da população tenha acesso a bens que antes não tinha, como automóveis, exigindo das empresas de seguros adequação para esse público

Imagens: Editoria de Arte/G1
Candidato deve buscar atender mercadoNa hora de mirar um setor para buscar trabalho, não basta olhar apenas para a tendência de crescimento. Especialistas afirmam que os candidatos devem estar qualificados e preparados para essas vagas. “É preciso estar atento ao mercado e buscar aperfeiçoamento profissional”, afirma Selma Morandi, diretora do Grupo Foco.
Alexia Franco, líder da operação da Hays no Rio de Janeiro, afirma, ainda, que cada candidato deve estar atento ao segmento onde atua, pois cada setor tem sua necessidade. A especialista dá a dica para profissionais de áreas técnicas buscarem experiência na elaboração de projetos. “Tudo depende de projetos atualmente. É preciso saber lidar com cronogramas.”
Alexia destaca a importância de adquirir certificações. Um segundo idioma, principalmente o inglês, também é um investimento importante, segundo a especialista. “Muita gente não investe no inglês e fica para trás."
ProatividadePara Alexia, porém, os candidatos precisam ter proatividade e ir atrás do mercado. “Tem muito profissional passivo. É preciso ler jornal, ver as empresas que estão em alta. Quem busca a carreira é o executivo”, diz

Selma concorda e destaca que o importante é estar sempre atualizado em relação às tendências e não esperar que a oportunidade “caia no colo”. É importante, também, ter autoconhecimento para saber o que gosta de fazer e “ir trilhando o caminho”, lembra Alexia.