Novo sistema operacional mira tablets, celulares e desktops
Novo sistema operacional mira tablets, celulares e desktops
Algo em torno de três anos se passaram desde que a Microsoft reconquistou a confiança do público na sua capacidade de fazer um excelente sistema operacional com a apresentação do Windows 7. Nesta quarta-feira (01), Steven Sinofsky, o grande responsável por essa conquista voltou ao palco da All Things Digital, evento que acontece anualmente na Califórnia, para mostrar o que a Microsoft está preparando para a versão que irá suceder esse SO.
Foi Steven Sinofsky quem, em 2006, apresentou pela primeira vez ao mundo o que se tornaria o Win 7. Neste ano, em um mundo diferente em que os tablets estão dominando o mercado e apontando um futuro onde a computação pessoal estará cada vez mais, bem, pessoal, na falta de uma palavra melhor, ele traz a aposta da Microsoft do que vai ser a melhor interface com esses novos equipamentos nos anos por vir.
Steven começou sua apresentação brincando com uma afirmação do entrevistador Walt Mossberg: “Vocês perderam algumas coisas nos últimos anos”. Sinofsky não piscou: “Bem, nós não fizemos o iPhone”. Mas completou: “Nós não estamos fora do jogo”.
De fato: Lembrando o que você leu no primeiro parágrafo, foi um longo caminho desde a primeira versão do Windows até o Windows 8 (nome que, segundo Steven, ainda não é definitivo). O mundo mudou e hoje o que se espera de um sistema operacional é que ele possa rodar em equipamentos tão distintos quanto o computador que está na sua casa e no seu celular. Ele lembra que a Microsoft estava de olho nisso quando nem se falava em tablets: “A função de toque (touchscreen) já estava presente no Windows 7, quando nem o iPad nem nenhum outro tablet estavam no mercado”. Mas vamos ao que interessa.
O ponto principal do futuro sistema operacional é que ele será capaz de rodar em laptops, desktops e tablets. Ele será capaz de rodar em processadores Intel do mesmo jeito que roda nos processadores ARM (Nvidia, Qualcomm). Ele poderá ser onipresente.
win81
Algo capaz de rodar em tantos equipamentos precisa ter sua interface renovada, e a interface inicial do novo Windows terá uma nova cara, próxima à vista nos celulares Windows Phone 7, com grupos de aplicativos que são possíveis de acessar com toque. Um teclado também está disponível, podendo inclusive ser dividido em dois, para digitar com os polegares nos cantos da tela.
win82
Um detalhe: essa é UMA interface possível para o SO. A conhecida interface a que estamos acostumados nos nossos computadores também está lá. A interface com jeitão de celular foi escrita em HTML 5 e Javascript. O Internet Explorer (que no lançamento do novo Windows estará na sua versão 10) foi reescrito para ser usado com a nova interface.
win83
Para aqueles que preferem a interface clássica, uma boa notícia: você também vai poder usar os dedos nela, já que o sistema foi reescrito de modo a entender os toques muito menos precisos da mão humana em relação ao ponteiro do mouse.
O melhor de tudo é que, segundo Sinofsky, os computadores e tablets capazes de rodar o Win 7 hoje serão capazes de rodar a próxima versão do SO.
Apesar de não dar uma data específica para o lançamento do Windows 8, Steven afirmou no fim da apresentação que várias novidades serão apresentadas em setembro deste ano, em uma conferência para desenvolvedores que irá acontecer na Califórnia.