quarta-feira, 6 de julho de 2011

Primeiro filhote de puma nascido em zoo do RS faz sucesso com público

Filhote de puma com dois meses de vida foi exposto pela primeira vez nesta semana no zoológico de Gramado (RS). (Foto: Agência RBS)Filhote de puma com dois meses de vida foi
exposto pela primeira vez nesta semana no zoológico de Gramado (RS). (Foto: Agência RBS)
Após sério tratamento veterinário para sobreviver, um filhote de puma com dois meses e meio de vida se tornou a mais nova atração do zoológico de Gramado (RS).
O bebê foi exposto ao público pela primeira vez nesta terça-feira (5) e atraiu a atenção dos visitantes.
É o primeiro puma nascido em cativeiro no Gramado Zoo, aberto em 2009. Desde a inauguração o local mantinha um casal da espécie provenientes de Goiânia (GO).
O puma, ainda sem nome, nasceu em abril com sérios problemas de saúde e teve que ser tratado no hospital veterinário existente no local. Outro filhote da mesma cria não teve a mesma sorte e morreu.
"Nós tivemos que mantê-lo em uma unidade de tratamento animal (uma espécie de Unidade de Terapia Intensiva), onde a temperatura e a alimentação eram controlados. Ele tinha que amamentar a cada duas horas pelas mãos dos técnicos, já que o leite da puma fêmea não era suficiente. Foram feitos vários exames e o desenvolvimento do filhote ficou dentro do padrão", afirmou Rafael Pagani, médico veterinário do Gramado Zoo.
De acordo com a administração do zoológico, ele pesa cinco quilos e está junto com os pais em uma ala coberta de 30 metros quadrados. Será realizado um concurso para nomear o filhote.
É o primeiro nascimento de puma em cativeiro ocorrido no zoológico de Gramado. Um concurso para nomear o animal será feito pela administração do local (Foto: Divulgação/Caroline Zanchi/GramadoZoo)É o primeiro nascimento de puma em cativeiro ocorrido no zoológico de Gramado. Um concurso para nomear o animal será feito pela administração do local (Foto: Divulgação/Caroline Zanchi/GramadoZoo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário