quarta-feira, 13 de abril de 2011

Top 5: Os piores erros da Nokia


A Nokia sempre foi admirada por muitos por possuir os aparelhos mais resistentes do mercado e com os melhores hardwares. Mas assim como toda grande empresa, ela cometeu os seus erros, e muitos deles fazem ela sofrer até hoje. Por isso o TechTudo resolveu escolher os 5 piores erros da Nokia, veja eles abaixo:
5 – Não ter visto a tecnologia touchscreen como avanço na hora certa
Um dos maiores erros da Nokia foi não ter visto a interface touchscreen como importante durante muitos anos, para tentar corrigir esse erro em 2007 eles lançaram o N770 e o N800. Mas mesmo assim ela continuou insistindo competir com celulares como o iPhone com o N95 durante muito tempo. No entanto, em nenhum momento ela competiu de igual para igual, pois o N95, apesar de ter seu valor, ficou rapidamente ultrapassado.
Nokia deve lançar tablet com MeeGo (Foto: Divulgação)Nokia deve lançar tablet com MeeGo (Foto: Divulgação)
A Nokia inclusive assumiu a responsabilidade desses erros, e é sempre bom ver uma empresa assumir dessa maneira, aceitando seus defeitos e tentando aprender com eles para se tornar melhor. Mas o que parece tão fácil pode ser difícil de fazer, especialmente para grandes empresas, e infelizmente foi o que aconteceu com a Nokia. Em relação ao smartphone Nokia N97, o vice-presidente da empresa, Anssi Vanjoki, disse durante uma entrevista que a companhia tem sofrido “uma tremenda desilusão em termos da qualidade da experiência dos usuários". Realmente, o N97 era esperado com muita expectativa pela comunidade tech, que se decepcionou com o lançamento.
Não foi à toa que a Nokia lentamente abraçou as telas sensíveis ao toque capacitivas, deixando finalmente de lado as ultrapassadas resistivas. Mas isso já era tarde demais, e ela perdeu muita credibilidade nesse meio tempo.
4 – Falharam com Maemo
Outro grande erro da Nokia foi ter declarado a morte do Maemo tão cedo. Isso aconteceu logo após a empresa ter feito uma parceria com a Intel para substituir o sistema da Nokia por um open-source chamado MeeGo.
O N900 era o super smartphone da Nokia que possuia o Maemo, mas ao matar o seu próprio sistema operacional, as vendas do aparelho entraram em declinio e a Nokia perdeu mais ainda a credibilidade. Pois a Nokia não ia dar suporte ao novo sistema MeeGo, mesmo quando ele fosse instalado no N900 no qual seria o substituto do Maemo.
Com isso aparelhos como o iPhone se tornaram mais populares ainda, deixando a Nokia pra trás.
3 – Gastaram anos investindo no Symbian
A Nokia passou anos investindo no Symbian, um sistema operacional para smartphones bastante ultrapassado quando o N95 e N97 foram lançados. Como já foi dito anteriormente, a Nokia havia percebido esse problema, e por causa disso ela resolveu anunciar uma grande reestruturação do Symbian em 2010, anunciando que o Symbian^3 seria lançado com melhorias incríveis. No final, aconteceu que a Nokia desistiu do projeto e abriu todo o código-fonte do sistema, um grande tempo e dinheiro investido pra nada.
Symbian 4 (Foto: Reprodução)Symbian 4 (Foto: Reprodução)
Mas então ela resolveu fazer uma surpresa para todo mundo e lançar o Symbian Anna junto com os seus novos aparelhos Nokia X7 e Nokia E6. Mas será que dessa vez o Symbian vai pra frente ou será que eles vão dessistir mais uma vez de outro projeto? Ninguém, mas uma coisa é certa, a Nokia fez tomou essa atitude enquanto o acordo com a Microsoft não é fechado para rodar Windows Phone nos seus smartphones, então o Symbian Anna também deve morrer em breve.
O lançamento do Anna foi uma medida adotada pela Nokia enquanto a empresa não fecha de fato o acordo com a Microsoft para rodar em seus smartphones o Windows Phone 7.
2 – Já "mataram" o seu principal aparelho mais de uma vez
A Nokia já "matou" vários dos seus principais aparelhos, um deles já foi mencionado nesse artigo, o Nokia N900. Obviamente ele não foi morto diretamente, mas com a morte do Maemo o aparelho caiu no esquecimento e agora é taxado como um smartphone sem suporte da sua fabricante e cheio de bugs.
Além do Nokia N900, existe um exemplo clássico que foi quando a Nokia matou o 9300i. Naquela época, a Nokia tinha como o seu principal aparelho o Nokia 9300i. Apesar de ter vendido muito, o aparelho pecava bastante na interface gráfica, e por isso a empresa finlandesa resolveu não continuá-lo e lançar uma nova série de aparelhos basicamente com a mesma especificação.
1 – Muito celulares de uma só vez
A Nokia sempre foi popular por possui o melhor hardware no mercado móvel, mas ela também era bastante popular por possuir vários celulares parecidos que confundiam o consumidor.
Muitos Nokias (Foto: Divulgação)Muitos Nokias (Foto: Divulgação)
Você se lembra de todos os telefones da Nokia? Provavelmente não, pois ela possui cerca de 14 séries diferentes, talvez você lembre de algumas delas como o Nokia Nseries, Nokia Xseries, Série Nokia 7000 e assim por diante. Sem mencionar que a maioria dessas séries possuem mais de 10 modelos diferentes com especificações bastante parecidas. Isso explica o motivo da Nokia ter tido uma grande dificuldade em criar uma emoção ao anunciar o seu mais recente modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário