sábado, 30 de abril de 2011

A frase do dia

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si."

A Arte de ser feliz


Acorde todas as manhã com um sorriso.
Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.
Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.
Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida.
Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
Trace objetivos para cada dia.
Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.
Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta,
em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.
Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.
Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.
Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.
A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.
A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor...
O tempo para ser feliz é agora.
O lugar para ser feliz é aqui!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Confira os novos cartazes do filme “Lanterna Verde”


Faltando pouco mais de um mês para a estreia de Lanterna Verde, a Warner acaba de divulgar dois novos cartazes do filme. A adaptação da DC Comics dirigida por Martin Campbell (007 – Cassino Royale) traz Ryan Reynolds como um piloto da força áerea dos Estados Unidos que adquire superpoderes após tomar posse de um anel encontrado em uma nave alienígena que caiu na Terra. O elenco do longa ainda conta com Blake Lively (Gossip Girl), Tim Robbins (Zathura – Uma Aventura Espacial), Mark Strong (Sherlock Holmes) e Peter Sarsgaard (Encontro Explosivo). O filme tem previsão de estreia para junho deste ano.

A frase do dia

Hoje teve CASAMENTO REAL com cobertura total do mundo virtual e, assim sendo, eis a frase do dia: 'E uma úinica frase sobre o casamento real e suas pompas: God Save The Queen!'

Revoltado com a política, Superman quer renunciar à cidadania americana


Capa da edição nº 900 da revista 'Action Comics', em que o Superman ameaça abandonar a cidadania americana (Foto: AP/DC Comics)Capa da edição nº 900 da revista 'Action Comics', em
que o Superman ameaça abandonar a cidadania
americana (Foto: AP/DC Comics)
Considerado um dos maiores ícones dos valores dos Estados Unidos da América, o personagem das histórias em quadrinhos Superman chega perto de renunciar à cidadania norte-americana na nova edição da revista "Action Comics", lançada nesta quarta-feira (27) pela editora DC.
"Estou cansado de ter meus atos usados como instrumento para a política dos Estados Unidos", diz o Homem de Aço no número 900 da mesma publicação em que fez sua primeira aparição, em 1938.
O discurso é proferido diante de representates da Organização das Nações Unidas (ONU), a quem o super-herói se dirige para pedir uma ação mais global no combate às forças do mal. "O mundo é pequeno demais. Conectado demais", defende ele nas páginas da HQ.
Apesar das ameaças de entregar o "green card", o herói alienígena do planeta Krypton  criado por um casal de fazendeiros do estado de Kansas, não chega a desistir efetivamente da cidadania na história.
Analistas conservadores reagiram com desaprovação às declarações de Superman, que por muitos anos se apresentou como um símbolo da "Verdade, Justiça e do modo de vida americano".
"Será que ele acredita no intervencionismo britânico ou na neutralidade suíça?", criticou o colunista Jonatha Last, blogueiro do "The Weekly Standard". "Se o Superman não acredita na América, então ele não acredita em nada", completou.
Para os editores da DC Jim Lee e Dan DiDio, no entanto, as declarações do personagem não devem ser levadas a ferro. "Em uma história curta na 'Action Comics' 900, Superman anuncia sua intenção de dar um foco global a sua batalha interminável, mas ele permanece, como sempre, comprometido com seu lar adotivo e suas raízes de um garoto interiorano de Smallville", defenderam Lee e DiDio em comunicado divulgado para rebater as críticas.

Kenneth Branagh diz que dirigir 'Thor' foi tão difícil quanto Shakespeare


Kenneth Branagh (à direita) e o ator Chris Hemsworth durante entrevista de divulgação de 'Thor' (Foto: Divulgação)Kenneth Branagh durante entrevista de divulgação
de 'Thor' (Foto: Divulgação)
Formado pela Academia Real de Arte Dramática, fundador da Companhia de Teatro Renaissance... o currículo de Kenneth Branagh transborda erudição. Nos palcos e no cinema, o ator e cineasta irlandês de 50 anos é conhecido como um expert na obra do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), por trás de filmes como "Henrique V" (1989), "Muito barulho por nada" (1993) e "Hamlet" (1996).
Mas Branagh também é pop. Fã assumido dos super-heróis criados por Stan Lee e Jack Kirby, ele foi convocado para dirigir a adaptação para o cinema de "Thor" e insinua que pode haver mais semelhanças entre as fantasias kitsch e cenários multicoloridos do filme e as intrigas e tragédias dos reis e príncipes de Shakespeare do que sonha a nossa vã filosofia.
"Há uma associação superficial que todos nós fazemos, do tipo cultura alta e baixa. Alguns pensam que histórias em quadrinhos não são literatura de verdade, só por causa da forma que são contadas: através de desenhos e letrinhas dentro de balõezinhos. Eles estão completamente enganados", sentencia o ator e diretor em entrevista concedida ao G1 em Londres no início do mês. Confira a seguir alguns trechos:
G1 - Quem foi a primeira pessoa que você quis escalar para o filme?
Kenneth Branagh -
Claro que foi o Thor. Decidimos desde o início que teria de ser alguém razoavelmente desconhecido. Sabíamos que teria de ser um ator que pudesse se preparar fisicamente e que, ao mesmo tempo, fosse bastante sensível. Após longa pesquisa, achamos o Chris Hemsworth.

Eu queria a aventura do 3D, mas não queria filmar em 3D. Eu não sou inteligente o suficiente para isso [risos]. Você precisa de uma graduação em Física dada a complexidade que o 3D requer."
Kenneth Branagh
G1 - Você já dirigiu e atuou em pequenas produções além de historias baseadas na obra de William Shakespeare. Realizar "Thor" foi mais difícil do que adaptar Shakespeare para o cinema?
Branagh - Foi fenomenalmente difícil. Realizar um blockbuster de verão pode ser, de alguma forma, muito mais complicado do que montar uma obscura peça em um teatro alternativo ou dirigir um filme independente.

G1 - Por quê?
Branagh -
Porque há uma associação superficial, que todos nós fazemos, do tipo cultura alta e baixa. As pessoas imaginam que deve ser fácil realizar um trabalho simplesmente por que ele está relacionado aos quadrinhos. Alguns pensam que histórias em quadrinhos não são literatura de verdade, só por causa da forma que são contadas: através de desenhos e letrinhas dentro de balõezinhos. Eles estão completamente enganados. [Nos quadrinhos] A história de Thor tem 48 anos de idade. Pessoas como o fantástico artista Jack Kirby e o incrível Stan Lee inspiraram o filme. Capturar a atenção do público para um filme como este é muito difícil. As pessoas são muito exigentes. Se elas não gostam, abandonam o filme no meio e tchau.

G1 - Foi por isso que você usou a tecnologia 3D [o filme tem cópias nos dois formatos]?
Branagh -
Eu queria a aventura do 3D, mas não queria filmar em 3D. Eu não sou inteligente o suficiente para isso [risos]. Você precisa de uma graduação em Física dada a complexidade que o 3D requer. Sério [risos]! Foram 18 meses para construir os créditos finais com a ajuda de uma companhia francesa que trabalhou todo aquele visual. Só para os créditos! Com o 3D, eu queria trabalhar a noção de profundidade dos cenários e achar detalhes que poderiam ser intensificados.

Chris Hemsworth e Anthony Hopkins em cena do filme 'Thor' (Foto: Divulgação)Chris Hemsworth e Anthony Hopkins em cena do filme 'Thor' (Foto: Divulgação)
G1 - Como manteve a história de "Thor" conectada com a realidade? Houve inspiração de algum filme em particular para ligar um universo tão fantástico com o mundo real?
Branagh -
Em termos de realidade, violência e o lado militar, eu diria que o filme "Gladiador" me impressiona bastante. Eu espero não termos roubado nada diretamente, mas o "Gladiador" tem alguma relação com este lado de "Thor".

Eu espero não termos roubado nada diretamente, mas o 'Gladiador' tem alguma relação com este lado de 'Thor'."
Kenneth Branagh
G1 - Qual a diferença deste "Thor" para seus antigos longas, como "Frankenstein"?
Branagh
- Engraçado. "Frankenstein" foi feito exatamente antes da era digital. Lembro de perguntar ao [ator britânico] Stephen Fry o que ele fazia com aquela enorme máquina, e ele me respondeu: "Estou enviando um e-mail" [risos]! Isso foi em 1995. Claro que eu faria "Frankenstein" de uma maneira diferente se tivesse os recursos atuais e a disponibilidade financeira de "Thor", mas tenho certeza que alguém o fará - se já não estiver fazendo.

G1 - O que quer dizer com isso?
Branagh -
Aquele filme foi um grande fracasso e foi interessante sair pelo mundo promovendo-o, tendo que responder a questões duras dos jornalistas. Porém sempre lembro de um jornalista que elogiou minha ousadia em realizar o filme. Você aprende muito com o sucesso, mas muito mais com o fracasso eu diria.

A horas do casamento, William recebe título de duque de Cambridge

- O príncipe William recebeu nesta sexta-feira (29) de sua avó, a rainha Elizabeth II, o título de duque de Cambridge, a poucas horas antes do seu casamento com Kate Middleton. Com isso, após o casamento Kate será reconhecida como duquesa de Cambridge.
O título de duque é o mais alto da hierarquia da nobreza britânica, somente abaixo de reis e príncipes.
William também recebeu outros dois títulos menores, o de conde de Strathearn e de barão de Carrickfergus.
O anúncio, feito em um comunicado pelo palácio de Buckingham na manhã desta sexta-feira, encerra uma das principais especulações da mídia antes do casamento, sobre se Kate Middleton adotaria ou não o título de princesa após o enlace.
Segundo a tradição do trono britânico, os homens da realeza recebem um título de nobreza na manhã de seu casamento. Cabe ao monarca da ocasião escolher o título.
O pai de William, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, foi nomeado pela mãe príncipe de Gales no dia de seu casamento com Diana, que se tornou a princesa de Gales, em 1981.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

AS MÚSICAS DA SEMANA>>> Amar não é pecado, I Don't know what to do e Faz uma loucura por mim

Boa noite, pessoal. Noite de 5ª feira. Fria em Itumbiara. Mas, nem por isso, poderíamos esquecer de colocar as músicas da semana. Teremos hoje um mix bem legal, viu? Temos Luan Santana - Amor Não É Pecado; Tiko's Groove - I Don't Know What To Do e Alcione - Faz Uma Loucura Por Mim. Lembrando que, só haverá letra e vídeo para as músicas nacionais, na internacional só o vídeo, ok? E, assim sendo, aumentem o som do PC e passem mal... 
Luan Santana - Amor Não É Pecado

Eu não sei, de onde vem, essa força que me leva pra você
Eu só sei, que faz bem, mas confesso que no fundo eu duvidei
Tive medo, e em segredo, guardei o sentimento e me sufoquei
Mas agora, é a hora, eu vou gritar pra todo mundo de uma vez
(refrão)
Eu tô apaixonado
Eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer
Amar não é pecado
E se eu tiver errado, que se dane o mundo, eu só quero você ( 2x )
Eu não sei de, onde vem, essa força que me leva pra você
Eu só sei, que faz bem, mas confesso que no fundo eu duvidei
Tive medo, e em segredo, guardei o sentimento e me sufoquei
Mas agora, é a hora, eu vou gritar pra todo mundo de uma vez
(refrão)
Eu tô apaixonado
Eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer
Amar não é pecado
E se eu tiver errado, que se dane o mundo, eu só quero você ( 2x )
Ohh...
(refrão)
Eu tô apaixonado
Eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer
Amar não é pecado
E se eu tiver errado, que se dane o mundo, eu só quero você ( 2x )
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
 Tiko's Groove - I Don't Know What To Do

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Alcione - Faz Uma Loucura Por Mim
Faz uma loucura por mim
Sai gritando por ai bebendo e chora
Toma um porre picha um muro que me adora
Faz uma loucura por mim
Fica ate de madrugada perde a hora
Sai comigo pra gandaia noite afora

Só assim eu acredito nessa historia
Que você sentiu saudades de me ter
Poe na pratica besteiras da memória
Pensa menos, faz de tudo, manda ver
Vem pra dentro tenta ser da mesma escoria
Como já fiz mil loucuras por você

Nos dois se e pra recomeçar que seja ate o fim
Nos dois se não e pra ficar não gaste o teu latim
Nos dois só posso te aceitar ao ver que você faz
Uma loucura por mim

Depois que você me provar que vai fazer assim
Depois você pode provar o que quiser de mim
Depois já posso acreditar que você foi capaz
De uma loucura por mim

Faz uma loucura por mim
Se tem outra em tua vida manda embora.


Luan Santana estoura nas paradas com duas músicas

AgNews
Luan Santana, pelo visto, não está disposto a sair das paradas de sucesso tão cedo e dar espaço aos concorrentes.
A empresa Crowley, que faz levantamentos semanais sobre a execução de músicas nas rádios brasileiras, aponta que na semana entre 17 a 23 de abril, o cantor ocupa as duas primeiras posições.
Santana lidera a pesquisa nacional com a música Um Beijo e ocupa o segundo posto com Amar Não É Pecado.
Atrás do cantor nascido em Campo Grande (MS) estão Paula Fernandes, Exaltasamba, Eduardo Costa, Zezé Di Camargo & Luciano e Victor & Leo, entre outros campeões de vendas no mercado musical.
Enquanto comemora mais esta façanha na carreira, Luan Santana se prepara para novos shows em São Paulo.

Definidos os mandos de campo das quartas de final da Copa do Brasil

-Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira na sede da CBF, foram definidas as datas, os horários e as ordens de mando de campo para os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil.
O Palmeiras, que ainda não tem adversário definido, decidirá a classificação em casa. Quem vencer entre Coritiba e Caxias, será o mandante do jogo de ida. Na primeira partida das oitavas de final, o campeão paranaense, título conquistado de forma invicta e antecipadamente, venceu o time gaúcho por 4 a 0.
O Flamengo receberá o Ceará para a primeira partida do duelo das quartas de final no Rio de Janeiro. A vaga nas semifinais será decidida no Ceará. Porém, o estádio ainda não está definido. Em obras e ainda sem o aval do Ministério Público, o Presidente Vargas é uma opção, caso consiga ser liberado a tempo. O presidente do Vozão, no entanto, cogita mandar o jogo de volta para Horizonte.
São Paulo e Avaí terão jogo de ida no estado paulista, e a volta em Santa Catarina. Já o Vasco vai a Curitiba para enfrentar o Atlético-PR para, em seguida, decidir a vaga na próxima fase no Rio de Janeiro.
Jogos de ida:
04/05
21h50m - São Paulo x Avaí – Morumbi
21h50m - Atlético-PR x Vasco – Arena da Baixada
05/05
19h30m - Coritiba ou Caxias x Palmeiras – no Paraná ou Rio Grande do Sul
21h50m - Flamengo x Ceará - Engenhão
Jogos de volta:
11/05
21h50m - Ceará x Flamengo – a definir
21h50m - Palmeiras x Coritiba ou Caxias – Pacaembu
12/05
19h30m - Vasco x Atlético-PR – São Januário
21h50m - Avaí x São Paulo – Ressacada

Não deixe Para Amanhã




Amanhã pode ser muito tarde Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,
Para você dizer que quer tentar de novo...
Amanhã pode ser muito tarde
Para você pedir perdão,
Para você dizer:
Desculpe-me, o erro foi meu!...
O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...
Porque amanhã pode ser muito ...muito tarde!
Não deixe para amanhã para dizer:
Eu amo você!
Estou com saudades de você!
Perdoe-me!
Desculpe-me!
Esta flor é para você!
Você está tão bem!...
Não deixe para amanhã O seu sorriso, O seu abraço, O seu carinho, O seu trabalho, O seu sonho, A sua ajuda...
Não deixe para amanhã para perguntar:
Por que você está triste?
O que há com você?
Ei!...Venha cá, vamos conversar...
Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?...
Já percebeu que eu existo?
Por que não começamos de novo?
Estou com você.
Sabe que pode contar comigo?
Cadê os seus sonhos?
Onde está a sua garra?...
Lembre-se:
Amanhã pode ser tarde...muito tarde!
Procure. Vá atrás! Insista!
Tente mais uma vez!
Só hoje é definitivo!
Amanhã pode ser tarde...

A frase do dia


"A cada dia a oportunidade de um mundo novo está diante de nós. As escolhas que faremos determinarão o resultado. Com sua vida, com seus gestos, diminua a violência que há no mundo. É no nosso coração que Deus encontra seu principal canteiro de obras. Nisso somos todos iguais. A santos e pecadores Deus concede o mesmo dom: fazer o bem, promover a vida, amar as pessoas e respeita-las.” 
Padre Fábio de Mello.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eventos espíritas no fim de semana em Itumbiara e Morrinhos



 - A equipe do CONSELHO ESPÍRITA LOCAL DE ITUMBIARA convida para dois eventos espíritas que serão realizados em nossa região no próximo fim de semana, uma palestra em Itumbiara e um encontro em Morrinhos. O presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás, CAUCI DE SÁ RORIZ, vai fazer uma palestra com o tema MISSÃO DOS ESPÍRITAS no próximo sábado, 30 de abril de 2011. A palestra, aberta à comunidade e dirigida a jovens e adultos, vai acontecer às 19h30 no Centro Espírita Cézaro Franco Ribeiro, que fica na Rua 26, nº. 203, no Bairro Santa Inês, em Itumbiara. No domingo, 1º de maio, será feito o Encontro de Trabalhadores Espíritas do Sul de Goiás, com programação das 7h30 às 18 horas (com café da manhã e almoço), no Colégio Estadual Coronel Pedro Nunes, localizado à Avenida Couto Magalhães, 519, em frente à Caixa Econômica Federal, no centro de Morrinhos. O encontro é a reunião, promovida uma vez por ano, do Comsul (Comissão Zonal Sul), que reúne os conselhos espíritas regionais da 19ª Região (cidades próximas a Itumbiara) e da 27ª Região (cidades próximas a Morrinhos e Caldas Novas). A realização é da Federação Espírita do Estado de Goiás (Feego), em parceria com as equipes desses dois conselhos. Neste encontro, os trabalhadores espíritas vão debater as atividades realizadas nos centros em que atuam. Os debates vão acontecer, paralelamente, em oito salas, que compreenderão as áreas de dirigentes, evangelização de crianças, de jovens e de adultos (estudos e cursos), mediunidade, assistência espiritual (atendimento fraterno), assistência e promoção social e comunicação social. Nestes debates devem ser expostas as dificuldades encontradas e também as ações positivas. Será um intercâmbio de experiências. Vão estar presentes os voluntários da Federação, que participarão da coordenação das atividades. A orientação é que cada centro espírita destas regiões esteja representado com no mínimo oito trabalhadores, um para cada área. Se o centro ainda não tiver estruturada uma das áreas citadas, pode indicar como representante uma pessoa que, no futuro, possa vir a atuar neste setor. O importante é que haja representação em todas as áreas. A área de comunicação social envolve a realização de programas de tevê, rádio e Internet, a confecção de jornais e revistas e, nos centros, o recebimento de jornais e revistas, o funcionamento de livrarias e bibliotecas, a distribuição de mensagens, a montagem de mural para divulgação de eventos e todas atividades que possibilitem a comunicação entre as pessoas.
SERVIÇO
ITUMBIARA
Palestra espírita para jovens e adultos,
aberta à comunidade, com entrada de graça
30 de abril de 2011, sábado, às 19h30
Local:
CENTRO ESPÍRITA CÉZARO FRANCO RIBEIRO
Rua 26, nº. 203, esquina com Rua João da Cruz, Bairro Santa Inês,
Itumbiara (GO)
Tema:
MISSÃO DOS ESPÍRITAS
Expositor:
CAUCI DE SÁ RORIZ, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás
Promoção:
CONSELHO ESPÍRITA LOCAL DE ITUMBIARA,
CONSELHO ESPÍRITA REGIONAL 19ª REGIÃO e
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE GOIÁS

MORRINHOS
ENCONTRO DE TRABALHADORES ESPÍRITAS DO SUL DE GOIÁS
COMSUL (COMISSÃO ZONAL SUL)
Debate com os trabalhadores das áreas de direção, evangelização de crianças, de jovens e de adultos, mediunidade, assistência espiritual (atendimento fraterno), assistência e promoção social e comunicação social
1º de maio de 2011, domingo, das 7h30 às 18 horas
Local:
COLÉGIO ESTADUAL CORONEL PEDRO NUNES
Av. Couto Magalhães, 519, em frente à Caixa Econômica Federal, centro, Morrinhos (GO)
Promoção:
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE GOIÁS
CONSELHO ESPÍRITA REGIONAL 19ª REGIÃO e
CONSELHO ESPÍRITA REGIONAL 27ª REGIÃO

Vinho a melhor bebida do mundo

 

 

Mais complicado - A classificação dos "crus bourgeois" da região do Médoc, em Bordeaux, era complicada. Ficou mais ainda depois de uma quase interminável briga que durou dez anos entre os produtores e o órgão regional de regulação. Agora, o instituto de denominação de origem reconhece 243 charteaux - leiam-se propriedades - que atingem um determinado grau de qualidade. Aí já começa de novo a discussão, porque o critério subjetivo sempre vai impedir o julgamento absolutamente imparcial. Mas para evitar queixas e processos na Justiça resolveu-se dar a classificação... a cada ano. Ou seja, em 2010 teremos 243 crus bourgeois. Ano que vem, uma lista parecida, mas não a mesma. E assim a coisa vai.

Os crus bourgeois - Mas por que tanta briga? O que são os "crus bourgeois"? São os vinhos que ficaram de fora da classificação de 1855, velha de mais de século e meio, que até hoje baliza o mercado. Entre esses vinhos de Bordeaux, alguns se tornaram célebres pela qualidade e pelos padrões que muitos consideravam, se não impecáveis, pelo menos iguais aos dos grandes châteaux de Bordeaux. São exemplos os chateuax Coufran, d'Issan, Patache d'Aux, Marbuzet (que hoje vale muito), les Ormes de Pez , Phélan-Ségur e Poujeaux, para citar apenas uns 10 por cento de uma produção séria, que a cada ano procura se afirmar diante dos vagares imprevisíveis do mercado externo.

Talheres de peixe - Há poucos dias, num restaurante de excelente qualidade no Rio, pedi no almoço que me trouxessem os talheres de peixe. Eles imediatamente vieram. Mas em muitos tenho notado uma certa negligência - quando não uma inteira desistência - em relação aos talheres de peixe. Eles são imprescindíveis ao salmão na entrada. E mais ainda, quando se trata de peixe fresco, não há como a faca de peixe para separar as camadas do assado, se se tratar de um belo assado - como se espera que sejam os peixes inteiros. Mais ainda, se o caso for de um prato elaborado com molhos, a faca do peixe vai empurrar o molho como se deve. Enfim, não são utensílios do passado, mas necessidades do presente.

Mais brancos na Ásia - Experimentei esta semana sushi e sashimi, numa espécie de tira teima, para completar as observações que andei lendo sobre a harmonização dos pratos asiáticos. De fato, os brancos dos rieslings frescos se deram otimamente com o peixe fresco, mesmo que a gente escorregue um pouco no wasabi, a raiz forte. As receitas que resvalam para os sabores adocicados vão ser escoltadas com sucesso pelos vinhos da uva gewurtraminer, que hoje é plantada em muitos países produtores, inclusive no Brasil. É o caso da comida tailandesa, que tem molhos agridoces que às vezes afastam os vinhos de acidez fresca. O suki yaki, receita de carne e legumes, vai agradecer a presença de um tinto pinot-noir jovem.

O vale acessível - Com os preços nas alturas, tomar vinhos franceses exige uma busca paciente. Mas há uma saída que os parisienses, por exemplo, em plena crise, aproveitam com regularidade. São os tintos de 2009 e 2007 da região das Cotes-du-Rhône, o vale do Ródano, uma das melhores relações qualidade-preço do mercado de vinhos. A qualidade desses vinhos, que antigamente eram simples demais, subiu. Eles ganharam denominações de origem segundo o vilarejo de onde provêm. Assim temos Cotes-du-Rhône Villages Cairanne, por exemplo. Significa que aquele tinto vem do vilarejo de Cairanne. Os melhores são mesmo Cairanne e Rasteau, que já estão mais caros, mas há outros na concorrência.