terça-feira, 9 de agosto de 2011

Diet ou light? Qual é o melhor para sua dieta?


Com a rotina cada vez mais corrida, grande parte da população deixa de lado a alimentação saudável e aposta no prático fast-food. Essa escolha pode causar riscos à saúde e aumento significativo de peso. Como segunda-feira é quase o dia mundial de entrar em uma dieta, que tal conhecer a diferença entre diet e light antes de encarar a balança?
Tradicionalmente, produtos diets ou lights são consumidos sem distinção em dietas de emagrecimento. Mas cada um tem um público-alvo específico e o consumo incorreto pode ter o efeito contrário, colaborando para o aumento de peso.
Os produtos diets são recomendados para dietas com restrição de nutrientes, como glúten, sódio e açúcar. Porém, nem todos os alimentos possuem diminuição significativa de calorias, já que o objetivo é atender às restrições alimentares de grupos específicos, seja eliminando o açúcar para os diabéticos, seja retirando a gordura para quem sofre de colesterol alto. Então, é importante ler o rótulo com atenção, assim como a tabela nutricional.
O mais recomendado em dietas de emagrecimento são os produtos lights. O alimento precisa ter uma redução mínima de 25% em calorias ou em determinado nutriente, se comparado ao convencional, para ser chamado light. Logo, não é recomendado para pessoas com restrição alimentar. Alguns produtos, no entanto, são lights e não possuem açúcar, podendo ser consumidos por diabéticos. Basta ter atenção às informações nutricionais para descobrir essas excessões.
Vale lembrar que produtos lights e diets também possuem calorias. Por isso, substituir um copo de leite integral por dois da versão desnatada pode não fazer diferença na balança. O importante é fazer uma visita ao médico antes de começar qualquer dieta alimentar. Um especialista pode indicar a melhor rotina alimentar para cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário