- Segundo domingo de agosto! Dia dos pais! Que em 2010 será celebrado dia 08 de agosto. Comercialmente, creio eu, não é tão lembrado quanto o dia das mães, dos namorados ou até mesmo das crianças mas, deveria. Até porque, em alguns casos, é fácil presentear um homem. Nós nos contentamos com qualquer coisa. Barata e de fácil aquisição: podem nos presentear com um carro importado ou nacional 2009/2010; um celular último tipo com créditos e bônus a perder de vista. Nós também ficamos felizes quando ganhamos de presente uma assinatura daquela revista, que eu não vou escrever o nome mas, que adoramos; também pode ser assinatura de uma TV a cabo para que possamos assistir o nosso time do coração em ação, mesmo que ele não esteja muito bem no campeonato. Enfim, nós homens nos contentamos com pouco. Mas, agora, falando sério. No dia dos pais, antes ou, até mesmo depois, dê um pouco de atenção a ele. Aproveite os momentos que passa com ele, no café-da-manhã, almoço, jantar... Aproveite pois, um dia, ele pode ser chamado por Deus e perderemos essa chance única.
Já que gosto de citar em meus textos alguns ditos populares, tem um que é assim: 'Mãe só tem uma!'. Mas, pai também só tem um e não me refiro tão somente a pai biológico pois, existe aquele que cria e ensina as coisas boas da vida. Já que existem os bons padratos, tios que se tornam ótimos pais. O pai, biológico ou não, por mais que nos chame a atenção, por mais que nos corrija e que, nos dê algum puxões de orelha, será sempre nosso herói, sempre iremos ouvir suas histórias da juventude com atenção, viajando nos fatos que fizeram dele o que é hoje, aconteça o que acontecer.
Dia desses, um colega de serviço, que tem um filho de 10 anos, veio trabalhar e trouxe o garoto e, no café-da-manhã da Rádio Paranaíba, que é sempre movimentado e cheio de histórias, esse amigo contava uma de suas muitas aventuras, de quando era jovem e seu filho parado, com o pão com manteira na mão, vidrado no que o seu pai dizia, achando tudo aquilo o máximo e, com certeza, imaginando como o fato teria ocorrido e, torcendo para que, no futuro, viva fato semelhante.
Muitos são os casos em que a admiração dos filhos pelo pai é tamanha que, quando crescem, seguem a mesma profissão. Temos muitos exemplos de famílias inteiras de advogados, engenheiros, médicos, professores, mecânicos, escritores, músicos...
No caso da minha família, infelizmente, nenhum dos sete filhos seguiu a profissão do senhor Sebastião Gervásio Filho, que era um ótimo marceneiro, nós somos hábeis com as mãos mas, não tanto quanto ele era quando o negócio envolvia martelo, prego e serrote. Os sete filhos do senhor Sebastião Gervásio Filho se tornaram mecânico, motorista, soldador, comerciante, cozinheira, radialista e vendedor mas, embora pouquíssima vezes demonstramos, carregamos no coração e na alma, tudo o que ele nos ensinou, direta e indiretamente.
Quando eu digo que devemos aproveitar cada momento ao lado de nossos pais é porque, às vezes, em algum momento da vida, é necessário alguma orientação ou conselho e ele não está do nosso lado.
Você que, está lendo esse texto e que ainda tem seu pai, seu velho, seu herói, seu amigo, ao seu lado todos os dias mas, especialmente, no segundo domingo de agosto, abrace-o e lhe diga o quanto você o ama... diga o quanto ele é importante na sua vida, embora, todos os pais tenham que demonstrar aquela postura enérgica.
Você que, está lendo esse e que, não tem o seu pai contigo, como é o meu caso, uma vez que o senhor Sebastião Gervásio Filho nos deixou há 19 anos, lembre-se dele com carinho e devoção.
Faça uma oração por ele e que Deus o proteja, onde quer que ele esteja. FELIZ DIA DOS PAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário