domingo, 18 de setembro de 2011

A tira é uma piada



Uma das mais tradicionais e populares variações dos quadrinhos, a tira de humor, comumente publicada em jornais, parte de uma piada para fisgar o leitor. Isto é o que afirma o jornalista e professor Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos, em tese de doutorado defendida e aprovada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 2007.
De lá para cá, ele faturou quatro prêmios HQMix nas categorias Melhor Articulista, Melhor Blog, Melhor Mídia e Melhor Livro Teórico ("Bienvenido - Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos"). Foi o tempo necessário, também, para que o jornalista atualizasse seu trabalho acadêmico e transformá-lo no livro "Faces do humor - Uma aproximação entre piadas e tiras" (Zarabatana Books, PB, 224 pgs., R$ 35), que ele lança nesta quarta-feira, a partir das 19h30, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Ricamente ilustrado com tiras de autores como Mauricio de Sousa, Luis Fernando Verissimo, Fernando Gonsales e Laerte, este livro de Paulo Ramos ("A leitura dos quadrinhos" e "Revolução do gibi") é material teórico suficiente para aplacar a sede por conhecimento de quem procura saber mais a respeito desta bela forma de arte e comunicação: os quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário