‘-Tem um ditado, que é do tempo do sagaz, dizem que um pai trata 10 filhos, 10 filhos não tratam um pai”. Essa frase, que abre a música Couro de Boi, interpretada por vários cantores sertanejos da atualidade ou das antigas, é, cada vez mais, atual, embora não pareça.
-Quem é pai ou mãe é capaz de tudo pelos filhos – já citei no texto sobre o dia das mães o que elas fazem para cuidar dos filhos, sobretudo quando tem jornada dupla, ou seja, trabalham dentro e fora de casa. E, em alguns casos isso vale também para os pais.
-Em certas ocasiões, os pais abrem mão de noites de sono para cuidar de um filho que está doente; os pais deixam de comprar algo para eles para arrumar um dinheiro para que assim o filho possa ir aquela super festa do fim de semana, aquela festa que vai bombar: ‘Poxa, pai! Poxa, mãe! Todo mundo vai tá lá na festa! Eu também quero ir! ’, essa é a frase ou argumento mais freqüente usado pelos jovens de hoje e de antigamente também.
Mas, com o passar dos tempos, alguns pensamentos, projetos ou sonhos que os pais tinham com relação aos filhos vão por água abaixo.
Os pais pensam: ‘Essa irresponsabilidade do meu filho é coisa da idade! Quando amadurecer passa e ele vai ver que tem que ajudar em casa, afinal, eu o ajudei e, agora é a vez dele retribuir’, porém, o que acontece é bem diferente.
O filho ou filha sempre alega que não pode ajudar, pois, o dinheiro deste mês está curto, fez muito vale, tem que pagar a faculdade, pagar a prestação do carro e da moto e por aí afora.
O tempo passa e o período de festar com os amigos todo fim de semana também e os filhos resolvem casar e constituir sua família e, aí os pais pensam ‘Há! Agora sim poderei contar com meus filhos! Eles estão responsáveis e não vão me deixar na mão!’.
Mas, qual a é a surpresa dos pais, ao procurarem os filhos, no caso de uma emergência financeira ou de saúde e a resposta que ouvem deles é negativa. E, os argumentos para tanto são variados: ‘Não vai dar! Esse ano a compra do supermercado superou o orçamento! O colégio das crianças aumentou a mensalidade! O cartão estorou o saldo! A firma não pagou esse mês ainda e talvez nem vá pagar!’.
Ou seja, o pai ou a mãe que, durante muitos anos, mais de 20 em alguns casos, se vê em uma situação difícil já que, ele ou ela fizeram de tudo para ajudar os filhos, atendendo todos os seus pedidos e desejos, abrindo mão de sua vida e, quando vão procurar aqueles seres que colocaram no mundo, dão com os burros na água.
E, é aí que, novamente, entra o trecho da música Couro de Boi - ‘Tem um ditado, que é do tempo do sagaz, dizem que um pai tratar 10 filhos, 10 filhos não tratam um pai’, isto é, os pais fazem tudo por um, dois, três ou mais filhos, mas, em alguns casos, esses filhos não são capazes ou não querem ajudar.
Temos que pensar muito nisso, pois, talvez no futuro possamos precisar de nossos filhos e eles não poderão ajudar. Eles talvez pensem que os pais não merecem atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário