sábado, 3 de maio de 2014

Do espaço, astronauta se une a concerto de estudantes dos EUA



-O astronauta japonês Koichi Wakata, que vive na Estação Espacial Internacional (ISS), e um grupo de alunos de uma escola primária no Texas uniram, nesta sexta-feira (2), suas vozes e seus instrumentos para um programa musical promovido pela Nasa.
A ISS, um projeto de US$ 100 bilhões que envolve 15 países, orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra e a uma velocidade de 27 mil km/h. Wakata é o comandante da atual tripulação.
O astronauta aproveitou a ocasião para responder a perguntas de jovens em diferentes partes do mundo. Este foi a segunda edição do programa "Música no Espaço", que tem o objetivo de "compartilhar e explorar a relação entre as artes e a exploração espacial", segundo a Nasa.
Um coro de 13 estudantes da escola Pearl Hall, em Pasadena, no Texas, executou canções acompanhado pelo violinista da Orquestra Sinfônica de Houston, Sergei Galperin, pela astronauta e flautista Catherine Coleman, e pelo violinista Kenji Williams, no Centro Espacial Johnson.
Do espaço, Wakata fez uma apresentação da música tradicional Gagaku com o instrumento de sopro japonês chamado sho. Williams explicou que, para acompanhar Wakata, foi necessário afinar seu violino a 430 hertz, a frequência do sho.
Eles harmonizaram suas melodias enquanto a TV da Nasa mostrava imagens da Terra vista da estação orbital, onde o astronauta japonês flutuava em gravidade zero.
Catherine, que é química e coronel reformada da Força Aérea dos Estados Unidos, é veterana de duas missões em naves espaciais e deixou a ISS em maio de 2011, após viver 159 dias na estação.
Junto com o astronauta americano Steen Robinson, o astronauta canadense Chris Hadfield e Micky Pettit, a esposa do astronauta Don Pettit, Catherine forma a banda Bandella.
Em resposta à pergunta de uma menina, a flautista disse que se fosse a primeira pessoa em Marte desejaria levar consigo sua flauta, e estimulou "mulheres e minorias" a estudarem para se unir à exploração espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário