- Moradores de países como Japão e Taiwan puderam desfrutar na manhã de segunda-feira (21), ainda noite de domingo no Brasil, de uma vista privilegiada do eclipse solar. Por volta das 7h30 no horário local (19h30 do domingo em Brasília) Tóquio foi a maior metrópole desde a qual se pode ver o fenômeno, no qual a Lua cobriu o Sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar um anel. O evento, que na capital japonesa só se repetirá com estas características dentro de três séculos, levantou uma grande expectativa e levou à tomada de medidas como a mudança de horário de muitos colégios para permitir que as crianças o vejam acompanhadas. Também foram distribuídos folhetos com recomendações que lembram que não se deve olhar diretamente para o sol sem a proteção adequada e descrevem como observar de forma segura o eclipse, que será visível em grande parte do arquipélago japonês. Algumas joalherias de Tóquio aproveitaram para promover a venda de anéis comemorativos deste eclipse, ao mesmo tempo em que vários estabelecimentos colocaram em suas vitrines toda uma gama de óculos, telas negras e telescópios. Embora todo o processo dure duas horas, a fase anular só pode ser vista durante cinco minutos. A última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto na capital japonesa foi há 173 anos, em setembro de 1839.
Este é um blog sobre os mais diversos assuntos. Temos a sessão 'Músicas da Semana', em que músicas de sucesso são apresentadas. Tem o "Pensamento do Dia", com uma reflexão para o seu dia. Tem a sessão "Como diria a música...", com trechos de músicas nacionais e internacionais que têm alguma mensagem romântica ou incentivadora. E, temos notícias, notícias de tudo o que acontece no mundo e é relevante e meus textos motivadores, instigantes e românticos. Acessem e boa leitura.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
domingo, 20 de maio de 2012
Robin Gibb, do Bee Gees, morre aos 62 anos
Robin Gibb cantando sozinho
|
- Robin Gibb, que junto com os irmãos Barry e Maurice formaram o Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso da era disco, morreu neste domingo (20), aos 62 anos, após uma longa batalha contra o câncer, informou o site oficial da banda.
Gibb sofria de câncer no fígado e intestino e havia contraído uma pneumonia. A doença foi diagnosticada há cerca de dois anos e ele havia sido hospitalizado diversas vezes neste período.
"A família de Robin Gibb, do Bee Gees, anuncia com grande tristeza que Robin faleceu hoje após sua longa batalha contra o câncer e uma cirurgia no intestino. A família pede que a privacidade seja respeitada neste momento difícil", diz a nota divulgada por um porta-voz do grupo, divulgada pelo site TMZ.
Gibb entrou para o Hall da Fama de compositores em 1994 e a banda passou a incluir o Hall da Fama do Rock três anos mais tarde.
E, com os irmãos Bee Gees
|
domingo, 13 de maio de 2012
Especial para minha mãe Dona Adelina
Não só hoje, mas todos os dias
Penso em ti com meu carinho
Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.
Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos
Fazendo calmo meu coração.
Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mim
Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.
Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir
Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.
Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.
Quero hoje minha
Mãe Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração
E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.
Penso em ti com meu carinho
Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.
Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos
Fazendo calmo meu coração.
Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mim
Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.
Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir
Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.
Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.
Quero hoje minha
Mãe Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração
E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.
Hoje é o dia das mães
sábado, 12 de maio de 2012
Pensamento para o Dia das Mães 1
"O colar mais precioso com que se orna a mãe são os bracinhos de seus filhos."
Concurso de fotos noturnas do céu escolhe vencedores
-Foto do chinês Jia Hao foi a vencedora na categoria 'Beleza do céu noturno', no concurso de fotografia promovido pelo The World At Night (Foto: Reprodução)A terceira edição do Concurso Internacional de Fotografias da Terra e do Céu anunciou esta semana seus vencedores, após receber imagens feitas em cerca de 50 países e enviadas entre 2011 e abril deste ano.
Com o tema "A importância do céu escuro", o concurso foi dividido em duas categorias: "Beleza do céu noturno" e "Contra as luzes". O vencedor da primeira delas foi o chinês Jia Hao, com a foto "Cometa Lovejoy sobre a Austrália". Já na outra, o austríaco Norbert Span levou com a imagem "Estrelas sobre Innsbruck". Segundo o site do projeto internacional The World At Night (TWAN), um dos organizadores do concurso, as imagens vencedoras foram aquelas que mais impressionam o público quanto à importância do céu noturno e a problemas decorrentes da poluição da atmosfera. Os vencedores receberam equipamentos especiais para auxiliar em fotografias noturnas, que custam centenas de dólares nos Estados Unidos.
Austríaco levou prêmio com a foto 'Estrelas sobre Innsbruck' (Foto: Reprodução)
'Rastros de estrela sobre Dolomites', do alemão Christoph Otawa, ficou com o 2º lugar na categoria 'Beleza do céu noturno' (Foto: Reprodução)
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Satélite russo registra maior foto já feita da Terra
- Nasa divulga foto com maior definição já feita da TerraNasa mostra outro lado de foto em alta definição da TerraImagem da Nasa mostra cobertura de gelo sobre o mar no AlascaUma imagem feita a partir de um satélite meteorológico russo é apontada como a maior fotografia do planeta Terra feita em apenas um clique. O "fotão" tem 121 megapixels, e cada pixel corresponde a 1 km de distância. Segundo as informações da agência espacial russa, a Roscosmos, o satélite faz uma foto desta a cada meia hora para monitorar mudanças climáticas. A imagem é feita usando-se uma combinação de ondas visíveis e próximas ao infravermelho, para que a vegetação apareça em vermelho em vez de verde, como é mais comum. A Nasa e outras agências espaciais eventualmente divulgam fotografias semelhantes do planeta, mas elas geralmente são feitas usando uma composição de várias imagens. Veja a foto abaixo:
domingo, 6 de maio de 2012
- "Sempre é tempo de recomeçar. Em qualquer situação
podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros
sonhos. Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e
alcançar a felicidade. Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado. Não se ligue em quem
te traiu, você foi fiel. Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho. Não
se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que
alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e
paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos... O mundo está cheio
de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas
plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da
tempestade. As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as
adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de
vitória nos olhos. Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com
passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na
frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um
dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos
mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao
destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e
você? Você está pronto para recomeçar? O caminho está a tua espera, pé na
estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida
se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira
liberdade."
Falando de Amor por Artur da Távola
-A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. É o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido. Afinidade é não haver tempo mediando a vida. É uma vitória do adivinhado sobre o real. Do subjetivo para o objetivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial. Ter afinidade é muito raro. Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas. O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade. Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras. É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento. Afinidade é sentir com. Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo. Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado. Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios. Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo. É olhar e perceber. É mais calar do que falar, ou, quando é falar, jamais explicar: apenas afirmar. Afinidade é jamais sentir por. Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo. Mas quem sente com, avalia sem se contaminar. Compreende sem ocupar o lugar do outro. Aceita para poder questionar. Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar. Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidade vividas. Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar. E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.
Foi divulgada a tão aguardada nova versão do trailer oficial de O Espetacular Homem-Aranha, longa dirigido por Marc Webb e estrelado por Andrew Garfield. O vídeo chama atenção para as origens do herói e traz imagens inéditas do vilão Lagarto. A estreia acontece dia 3 de julho. Confira:
Astro de Crepúsculo vive Tarzan em filme de animação - Kellan Lutz vai viver Tarzan na refilmagem que o diretor Reinhard Klooss está preparando. No entanto, o Emmett Cullen da saga Crepúsculo não vai aparecer diretamente diante das câmeras. Segundo o site Deadline, o filme será uma animação com captura de movimento.
Brad Bird vai dirigir a misteriosa superprodução de Damon Lindelof - Brad Bird foi contratado para dirigir 1952, ambicioso projeto de Damon Lindelof, co-criador e produtor-executivo da série de TV Lost. A história, contudo, continua em segredo. A única informação divulgada até o momento é que se trata de uma superprodução de ficção científica.
Assista à nova versão do trailer do remake de O Vingador do Futuro - O remake de O Vingador do Futuro dirigido por Len Wiseman, de Anjos da Noite, ganhou um novo trailer com cenas inéditas. Colin Farrell assume o lugar que foi de Arnold Schwarzenegger no longa original.
Os Vingadores – The Avengers estreou no resto do Mundo na última semana, mas apenas nesta sexta-feira entrou em cartaz no mercado americano. E conseguiu um desempenho histórico nas bilheterias: foi o primeiro filme a conseguir ultrapassar a marca dos US$200 milhões nos Estados Unidos em apenas três dias. O recorde anterior era do último filme da série Harry Potter, que havia conseguido US$169,2 milhões em seu primeiro fim-de-semana em cartaz no ano passado.
No resto do mundo, Os Vingadores – The Avengers já arrecadou mais de US$440 milhões. Com isso, ele já chegou a um total de US$641,8 milhões, ultrapassando a bilheteria total dos filmes do Capitão América (US$364 milhões), Thor (US$449 milhões), Homem de Ferro (US$585 milhões) e Homem de Ferro 2 (US$624 milhões).
Espera-se que Os Vingadores – The Avengers ultrapasse a barreira de US$1 bilhão de bilheteria, mas isso não é o suficiente para ficar no topo do ranking histórico: a marca é de Avatar, que conseguiu US$2,8 bilhões em todo o Mundo.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Os sentimentos felizes
O que é amor?
Amor, o melhor sentimento ..
Amor, a melhor coisa que temos ..
Algo do coração.
Algo que aparece mais na adolescência.
O amor nos leva a várias coisas como:
ficar, namorar, casar e outros...
Mas pode não dar certo e...
Te levar a tristezas como:
divórcio, ser traído, entre outras .
Só porque a pessoa que você ama não é a pessoa certa.
Procure mais um pouco pois a pessoa certa estará a tua espera.
- A ponteira Mariana Costa, 25, conhecida como Mari Paraíba, que ganhou destaque recente na mídia depois de ter feito um ensaio para a revista "Playboy", está desempregada. Na última Superliga de vôlei, a jogadora chegou até a semifinal defendendo o Minas. Agora, procura um clube. "Meu procurador está vendo", afirmou Mari.
Reprodução-20.abr.12/Twitter/Maricostavolei | ||
Mari Paraíba vai ter foto publicada na sessão Happy Hour da "Playboy" |
No último dia 20, ela postou umas fotos de seu ensaio sensual para a "Playboy" no Twitter. A jogadora não é a capa da publicação deste mês, mas terá foto na sessão "Happy Hour". Sobre o ensaio, Mari admitiu que sentiu vergonha no início da sessão de fotos. "No começo, eu senti vergonha. Mas depois fui me soltando. A equipe me deixou bem à vontade. Foi meu primeiro trabalho". A jogadora de 1,80 e 67 kg gostou do resultado e disse que faria de novo. "O ensaio sensual é algo bonito. Se eu receber novo convite, eu faria de novo. Foi bem legal". Questionada se tinha medo da 'profissão modelo' sobrepor a de atleta, ela foi taxativa. "Eu não tenho medo, não. Faço meu trabalho. Cada um pensa o que quiser". Além do Minas, Mari passou pelos paulistas Osasco, Pinheiros e São Caetano. E também pelo mineiro Mackenzie.
Reprodução-20.abr.12/Twitter/Maricostavolei
| ||
A jogadora de vôlei Mari Paraíba em ensaio para a revista "Playboy"
|
- Um flagrante feito nas ruas de São Paulo: ambulantes da maior cidade do país vendem livremente uma bebida proibida que pode até matar. É o 'vinho químico', que é quase um veneno.
A bebida perigosa tem sido vendida por camelôs, em grandes eventos em São Paulo. É o chamado vinho químico - uma mistura que pode levar até álcool de uso doméstico em grande quantidade. Os efeitos da bebida, que não tem nenhuma autorização legal para ser comercializada, são extremamente perigosos. Médicos dizem que em grande quantidade, pode levar até a morte.
Quando anoitece em São Paulo, os ambulantes abrem o bar e oferecem também uma mistura com cachaça, que já é famosa nos terminais de ônibus. Mas quando a metrópole se reúne para festejar em eventos contados aos milhões de pessoas, os ambulantes preparam um novo coquetel, batizado muito injustamente de ‘vinho’. No jargão das autoridades, ‘vinho químico’.
“Ele pega alguma coisa parecida, ou algum vinho de preço irrisório, vamos supor que ele pague R$ 5 ou R$ 6, e produz até 4, 5, até 6 garrafas”, diz o subprefeito da Sé, Nevoral Bucheroni .
O 'vinho químico' mais comum tem etanol com groselha. Outras vezes, leva álcool metílico, desses de limpeza, com corante e adoçante. O teor alcoólico, frequentemente, passa de 90%.
A polícia fechou 26 fabriquetas de fundo de quintal. “Até residência particular ano passado tinha estoque desse vinho, distribuído por ambulantes”, revela o subprefeito.
Como os ambulantes atuam disfarçados no meio da multidão, levando garrafas em mochilas para fugir da fiscalização, é cada vez mais importante que as pessoas saibam que o produto que é vendido nas ruas como vinho não é vinho. Cada ambulante faz a mistura que bem entende, usando materiais de baixa qualidade, produtos químicos, sem nenhuma preocupação com a higiene. E o efeito desse coquetel é muitas vezes devastador sobre a saúde de quem bebe.
Álcool em quantidades tão elevadas pode levar a um estado de intoxicação aguda. O coração bate desordenado e o cérebro pode entrar em convulsão.
“O álcool é tão tóxico que, depois de uma determinada quantidade, os impulsos do cérebro passam a funcionar de uma forma caótica. Isso pode levar a uma série de desequilíbrios químicos no corpo que o indivíduo pode ir para coma ou morte”, destaca o psiquiatra Dartiu Xavier, da Unifesp.
O tal do 'vinho químico' pode ser feito com álcool metílico, aquele dos produtos de limpeza. “O maior risco é você ter uma cegueira que é definitiva. A pessoa fica cega e é irreversível”, aponta o psiquiatra.
Para a Virada Cultural, que acontece durante esse fim de semana em São Paulo, a fiscalização contra esse tipo de bebida e contra o comércio de drogas foi reforçada, segundo a prefeitura.
Bares e restaurantes participam de uma disputa pelo melhor tira-gosto e criam receitas deliciosas para atrair o público. O festival Comida di Buteco começou em Belo Horizonte e se espalhou pelo Brasil.
Bares cheios e mesa farta. Em 15 cidades do país, 400 botecos participam do festival. Na maioria, os pratos são da gastronomia regional.
Em Belém do Pará, um casal aposta na torta de piracuí com queijo de búfala. Em Manaus, o tira-gosto casquinha de tambaqui leva farinha e o famoso peixe da Amazônia, o tambaqui, de carne farta e pouca espinha.
Em Belo Horizonte, o concurso tem um ingrediente obrigatório este ano: o queijo. Tem uma variedade: queijo minas, canastra, frescal.
Em cada bar ou restaurante do concurso a ideia é que o queijo da roça agrade a todos os paladares. E o jeito de despertar o desejo do público é a montagem ou o nome do prato. Um exemplo é o "Di Cume Rezano".
“Rezano para agradecer a Deus pra não acabar. Porque é bom demais”, diz uma jovem.
“Nós fomos no berço da culinária mineira, nas cidades históricas, buscar os frangos de Minas”, conta um comerciante.
Em outro bar, o queijo é derretido e fica no formato de chapéu de palha para compor o caipira da gema.
“Não tem os cariocas da gema? Nós somos os caipiras da gema. O prato é composto por carne cozida, tradicional de Minas, bacon, creme de abóbora. Mais caipira impossível”, aponta outro comerciante.
No Rio, Camila Pitanga pede veto de Dilma ao novo Código Florestal
Camila Pitanga apresentou a solenidade de
entrega de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula (Foto: Luiz Roberto Lima / Futura
Press)
entrega de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula (Foto: Luiz Roberto Lima / Futura
Press)
Durante cerimônia de entrega de título de Doutor Honoris Causa de cinco universidades federais do Rio de Janeiro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (4), a atriz Camila Pitanga quebrou o protocolo para pedir que a presidente Dilma Rousseff, que acompanhou o evento, vete o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso no fim de abril e que está sob análise da presidente, que pode vetar parcial ou totalmente o texto.
Camila Pitanga falava que se sentia honrada em participar da entrega do título a Lula, quando pediu licença de Dilma para quebrar o protocolo e disse: "Veta, Dilma". A atriz foi aplaudida e a presidente Dilma cumprimentou Camila Pitanga com a cabeça.
O "Veta, Dilma" é um movimento organizado por entidades da área ambiental nas redes sociais contra o texto do novo código, que trata da preservação ambiental nas propriedades rurais. Para ambientalistas, o código pode levar ao aumento do desmatamento no país.
Na semana passada, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, havia afirmado que Dilma deverá vetar partes do projeto do novo Código Florestal que representem anistia para desmatadores.
"Eu tenho a convicção, até porque ela [Dilma] já manifestou inúmeras vezes, que o que representar anistia não terá apoio, não terá respaldo do governo. Qualquer questão que possa ser interpretada, ou, na prática signifique anistia, eu acredito que tenha chance de sofrer o veto porque ela [Dilma] já tinha anunciado", disse Ideli.
Recomposição
O texto aprovado no Congresso manteve regra aprovada no Senado que obrigava os produtores a recompor vegetação desmatada em beiras de rio, numa faixa de no mínimo 15 metros ao longo das margens. O relator, porém, incluiu dispositivo segundo o qual a exigência de recomposição para pequenos produtores "não ultrapassará o limite da reserva legal estabelecida para o respectivo imóvel".
O texto aprovado no Congresso manteve regra aprovada no Senado que obrigava os produtores a recompor vegetação desmatada em beiras de rio, numa faixa de no mínimo 15 metros ao longo das margens. O relator, porém, incluiu dispositivo segundo o qual a exigência de recomposição para pequenos produtores "não ultrapassará o limite da reserva legal estabelecida para o respectivo imóvel".
A reserva legal é o percentual de mata nativa que deve ser preservado nas propriedades privadas(varia de 20% a 80% do tamanho da terra, dependendo da região). O artigo de Piau visa evitar que a área de recomposição de APPs se torne muito maior do que a propriedade que poderá ser mantida pelo produtor.
A recomposição vale para quem desmatou até julho de 2008 e é uma alternativa ao pagamento de multas aplicadas aos produtores que produziram em APPs. A regra sobre a recomposição havia sido abolida no relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), mas foi reinserida pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o que foi considerado uma vitória do governo.
Outra alteração aprovada na Câmara e considerada umas das principais modificações para atender ao setor agropecuário está na exclusão do artigo 1º do texto aprovado pelo Senado, que definia uma série de princípios que caracterizam o Código Florestal como uma lei ambiental.
Ficou de fora, por exemplo, orientação para que o Brasil se comprometesse com a preservação das florestas, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e com a integridade do sistema climático.
Também foi eliminado princípio que reconhecia "função estratégica" da produção rural para a recuperação e manutenção das florestas. Outro princípio excluído dizia que o Brasil iria seguir modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável, para conciliar o uso produtivo da terra com a preservação.
Para o PV e o PT, ao rejeitar esse dispositivo, o relator reforçou a tese de que o Congresso está transformando o Código Florestal em uma lei de consolidação de atividades agropecuárias ilegais, ou uma lei de anistia, o que contraria o governo.
Fãs, familiares e amigos comparecem a velório de Tinoco na Zona Leste de São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
O corpo do cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, era velado desde as 10h desta sexta-feira (4) no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, Zona Leste de São Paulo. O enterro está programado para às 17h, no Cemitério da Vila Alpina, também na Zona Leste. Tinoco morreu nesta madrugada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite desta quinta (3) com insuficiência respiratória e morreu à 1h42. Tinoco tinha 91 anos. Por volta das 11h30, familiares, amigos e fãs de Tinoco velavam o corpo do artista.
Dezenas de parentes, amigos e fãs foram até o velório na manhã desta sexta. O aposentado Elcio Perez, 66 anos, um dos seis filhos de Tinoco, falou sobre a humildade do pai e sua paixão pela roça no velório. “Meu pai amava o sertão, trazia o sertão junto dele. Era isso que ele cantava. Não era da boca para fora”, afirmou. “Meu pai era feliz na roça. Terra, para ele, era sagrada, era para cultivar. Por isso ele não queria ter fazenda, para deixar parada.”
Perez contou que o pai era um entusiasta da música em geral, e gostava também de outros gêneros, como o rock. “Meu pai gravou músicas do Raul Seixas. Ele sempre falava de músicas boas, ele apreciava muito isso.”
O filho também relembra as lições deixadas por Tinoco. “Sempre nos ensinou a ser humilde, porque assim, você sempre vence”. Perez afirma que o pai sempre foi muito querido e bem recebido em todos os lugares. “Mas ele sempre foi muito humilde, ele queria era ser recebido como lavrador, não como rei.
”Tinoquinho, filho adotivo de Tinoco, fez dupla com o pai após a morte do Tonico e também esteve presente no velório nesta tarde. Ele foi cumprimentado por diversos fãs e parentes, que cantaram músicas do cantor enquanto ele esteve no cemitério. “Ele mereceu tudo isso, porque ele praticou o amor”, disse Tinoquinho. “Ele não nos deixou, ele se perpetuou. Ele é um ícone da música.”
Segundo o filho adotivo, uma das grandes lições deixadas por Tinoco foi a de que as pessoas devem que se cuidar. “Ele dizia que a gente tem que se preparar como um atleta. Este homem era uma fera, por isso que viveu até os 91”, disse.
O corpo do cantor será enterrado no Cemitério da Vila Alpina, onde está enterrada sua segunda mulher, morta há alguns anos. “Ele foi definhando quando ela morreu. Nunca retornou ao normal, perdeu o chão. Ela veio buscá-lo. O aniversário dela foi ontem, fico até arrepiado”.
O cantor Mariano, que fazia dupla com João Mineiro, disse que soube da morte pelo rádio, quando seguia para um show, e resolveu ir até o velório para se despedir de Tinoco. “Ele é a verdadeira bandeira da música sertaneja. Uma pessoa maravilhosa, tive a honra de conviver com os dois, que eram verdadeiros artistas”, afirmou. “O céu deve estar em festa, pois foi o João Mineiro, o Chico Anysio, o Wando e agora o Tinoco.
”De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Tinoco foi levado para uma sala de emergência assim que chegou ao hospital e, em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundos os médicos, ele não resistiu à segunda parada respiratório que sofreu.
Cantor Mariano foi até o velório de Tinoco (Foto:
Paulo Toledo Piza/G1)
Paulo Toledo Piza/G1)
Carreira
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.
Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". Na ocasião, Tinoco completava 90 anos e 75 de carreira e, no palco, ao receber uma placa das mãos de Roberto Carlos e Chitãozinho e Xororó, afirmou que aquela era a saudação mais importante que havia ganhado por sua trajetória até então. "É a maior pelo valor humano. Sabe o que é o valor humano? É a coisa mais linda que nós temos", disse.
Tinoco se apresentaria neste domingo (6) na Virada Cutural de São Paulo, no palco Arouche, no Centro. Em nota, a Prefeitura de São Paulo, que organiza o evento, lamentou a morte do artista que, segundo a Prefeitura, "contribuiu expressivamente para a história da música sertaneja."
Assinar:
Postagens (Atom)