- O que vale mais: um elogio ou uma crítica, mesmo que seja a famosa crítica construtiva? Faço essa pergunta por que quantas pessoas, durante toda uma vida foi alvo tanto de elogio como de críticas. Milhares de pessoas, até mesmo e, principalmente eu.
Elogio, ao contrário do que algumas pessoas, de mente pequena e visão restrita (só enxergam até o próprio umbigo) pensam não faz com que alguém se sinta melhor que ninguém, muito pelo contrário.
Um elogio, na hora certa, na medida certa, tanto faz na vida pessoal ou profissional, pode apresentar resultados devastadores, positivamente falando e, estou me referindo a elogios sinceros e não a falsos elogios.
Não se vocês concordam, mas, acho que não existe coisa mais chata do que, quando vai se falar de uma pessoa, na sua presença ou na ausência dela, é rasgado uma série de elogios e, quando chega à outra pessoa, são feitos os mesmos elogios, sem critérios.
Pelo amor de Deus, né, gente? Se queremos elogiar alguém, enaltecer seu trabalho, a sua folha corrida de serviços prestados à sociedade, isso deve ser feito exclusivamente para aquela pessoa e não para outras que, às vezes, nem tanta coisa assim fizeram.
Se você quer elogiar um colega de trabalho, faça isso de forma sincera e não leviana. Fale bem do serviço que ele presta a empresa, tanto na sua presença como na sua ausência. Exalte a importância dele no desenvolvimento da empresa e que, se não fosse por ele, determinados resultados, nos últimos anos, não teriam sido alcançados.
Quando isso acontece, eu repito, o colega de trabalho não se sentirá superior aos outros. Muito pelo contrário. Se sentirá com a obrigação de continuar atuando com a mesma presteza e, vai procurar mostrar ao chefe que, a sua principal motivação, é o crescimento da empresa, independente de ter sido ou não elogiado.
E, isso também vale para a vida pessoal. Se você tem dois ou mais filhos quase com a mesma idade e eles estão indo bem na escola, podem ser alvo de elogios, mas, distintos e não a mesma coisa pra um e para outro, ok?
Elogiar alguém pelo seu trabalho, pela sua vida pessoal, faz com que a pessoa aja cada vez mais focando o bem estar, não dele próprio, mas, de toda a comunidade na qual ele está inserido.
Agora se tem algo que, direta e indiretamente, derruba qualquer pessoa, é a seguinte frase: ‘Posso fazer uma crítica construtiva?’. O que e isso companheiro? Em momento algum, acho eu, crítica é construtiva. Muito pelo contrário. Ele é destrutiva mesmo!
Imaginem a seguinte situação: o colaborador chega à empresa, animado para mais um dia de trabalho e, recebe um telefonema do ‘chefe’ pedido que ele faça um relatório com determinadas informações.
O colaborador executa a tarefa e, apresenta o trabalho ao ‘chefe’, acreditando que tenha atendido as expectativas do mesmo. Mas, aí o ‘chefe’ diz que o relatório ficou bom, mas, porém, entretanto, todavia, poderia ter ficado melhor e diz a frase, temida por muitas pessoas: ‘Posso fazer uma crítica construtiva?’.
Para não perder o emprego e não se indispor com o ‘chefe’, o colaborador concorda e a critica ‘construtiva’ é feita. E, o que acontece? Muita coisa!
Se o colaborador tiver uma boa visão, a opinião do ‘chefe’ vai contar muito e, na próxima, ele não vai ocorrer no mesmo erro. Mas, se o colaborador não tiver essa boa visão, aí (coitado!) acabou o dia, a semana, o mês e, por aí afora.
Por isso, quando você for elogiar alguém, faça de verdade e não apenas procurando agradar e, quando for fazer a tal ‘crítica construtiva’ pense duas, três, quatro vezes, ok?
Um abraço a todos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário