Um canal construído para defender a Holanda de invasões estrangeiras tornou-se cenário de uma bela passarela que, em vez de passar suspensa por cima-d’água, parece estar submersa nela. Ideal para quem sempre sonhou em cruzar um rio sem se molhar, a passarela dá acesso ao Fort de Roovere, uma base militar construída no século 17 e considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
Autores do projeto, os arquitetos do escritório Ro&Ad Architekten tiveram como desafio tornar as fortificações acessíveis ao público. Elas foram restauradas e hoje são uma das principais áreas de lazer rural do sudoeste da Holanda.
Em lugar de erguer uma passarela convencional, ou seja, elevada, eles preferiram construir um caminho que corta o curso-d’água, exatamente no seu cume. A solução só foi possível porque, diferente de um rio, o canal não tem correnteza.
Com estrutura impermeabilizada de madeira, o fosso se tornou o principal ponto turístico do parque. Mesmo nos meses mais frios, não é difícil encontrar uma fila de crianças e adolescentes ávidos para tirar uma fotografia ali, como se estivessem submersos na água.
(Clique em qualquer uma das fotos para vê-las ampliadas em galeria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário